Rio - Brasil e Portugal decidem neste sábado uma vaga na decisão do IV Mundialito de Futsal, que está sendo disputado em Joinville (SC). A partida será realizada às 9h. Na outra semifinal, a Argentina enfrenta a República Checa.
Comandada pelo técnico Ferreti, a Seleção Brasileira venceu os dois jogos que disputou na primeira fase (12 a 2 no Uruguai e 6 a 1 na República Tcheca) e ficou com a primeira posição no Grupo A.
A equipe tem o melhor ataque do campeonato, com 18 gols e um dos artilheiros da competição: o ala Joan, que marcou quatro vezes, assim como o português Arnaldo Pereira.
Os portugueses, que eram os favoritos ao primeiro lugar no Grupo B, acabaram ficando com a segunda posição, atrás dos argentinos. Na primeira fase, Portugal venceu a Costa Rica por 4 a 1 e empatou com a Argentina em 2 a 2.
O último confronto entre brasileiros e portugueses foi no Torneio Internacional de Portugal, disputado na cidade de Fundão. O jogo terminou com vitória do Brasil, por 3 a 0. Nas semifinais do Mundial da Guatemala, a vantagem também foi brasileira: 8 a 0.
“Não vamos fazer nenhuma mudança para o jogo de domingo”, afirmou o treinador. “Acho que devemos continuar marcando forte, principalmente diante de uma equipe como Portugal. Eles procuram colocar nossa defesa em linha, mas nós estamos atentos em relação a isso.”
Um dos jogadores mais experientes do Brasil, o goleiro Lavoisier participou das duas últimas partidas entre Brasil e Portugal. “A maioria das equipes que nos enfrenta fica fechadinha lá atrás e só sai nos contra-ataques. Portugal tem uma técnica melhor e espero que eles venham para cima.”
Para satisfação do goleiro brasileiro, o técnico da seleção portuguesa, Orlando Duarte, já adiantou que seu time não jogará na retranca. “O Brasil, apesar de não ter sido campeão mundial, na minha opinião continua a ser o melhor time do mundo. E pelo que pude ver aqui, acho que a equipe está ainda mais forte do que era. Nós também queremos crescer ainda mais e se jogarmos como a República Checa, que só defende, não vamos evoluir.”
A seleção portuguesa não poderá contar com dois jogadores, que estão suspensos por ter recebido o segundo cartão amarelo: os alas Sérgio Júnior e Antônio Teixeira.
Brasil - Lavoisier, André, Manoel Tobias, Fininho e Índio. No banco - Franklin, Falcão, Euler, Tatu, Micky, Ciço e Joan.
Técnico - Ferretti.
Portugal - Naná, Pedro Costa, Ivan, Miguel Mota e Arnaldo Pereira. No banco - André, José Maria, Paulo Mota, Toni e Vitinha.
Técnico - Orlando Duarte.
Arbitragem: Juan Sciançalepore (Argentina) e Pedro Galan (Espanha).