Luiz Cláudio marca 2 e confirma ascensão do Inter
Domingo, 12 Agosto de 2001, 17h50 Atualizada: Domingo, 12 Agosto de 2001, 19h20
Rio - Com dois gols do centroavante Luiz Cláudio na etapa final, o Internacional obteve sua segunda vitória consecutiva no Campeonato Nacional de 2001 ao bater o Gama, na tarde deste domingo, por 2 a 0, no Beira-Rio. Foi a primeira derrota do time brasiliense no Brasileirão. Na classificação, o Inter soma seis pontos enquanto o Gama continua com três.
Mesmo com um gol irregular - Luiz Cláudio estava impedido no lance do primeiro gol - o Inter mereceu o resultado, sobretudo pelo segundo tempo, quando procurou insistentemente atacar. O Gama, por sua vez, não soube aproveitar as chances que teve de marcar.
O primeiro lance de risco ocorreu aos 7 minutos, quando o lateral Wederson bateu uma falta da meia esquerda, o goleiro Ronaldo espalmou e o zagueiro Gerson afastou o perigo. Dois minutos depois, o Inter ameaçou novamente a meta do Gama: na intermediária, o atacante Fabiano driblou o lateral-esquerdo Piá e chutou forte por cima do travessão.
Uma chance clarÃssima de gol foi perdida pelo Gama aos 11minutos. O meia Palhinha deu um belo toque para o centroavante Anderson, que sem marcação invadiu a área e chutou na saÃda do goleiro Hiran — a bola passou a cerca de um metro da trave esquerda. Aos 24’, foi a vez de Anderson passar para Palhinha, que penetrou na área e chutou rasteiro no canto direito de Hiran, que espalmou para escanteio.
O Inter voltou a ameaçar o gol do Gama aos 27, com o meia Jackson, que recebeu um passe de Fabiano, entrou na área pela meia-direita e mandou um torpedo no canto esquerdo. Ronaldo espalmou e, na sobra, Jackson chutou novamente no canto esquerdo. Desta vez, Ronaldo defendeu.
Aos poucos, o equilÃbrio entre os dois times foi se estabelecendo, com o Colorado procurando encurralar o Gama, que tentava explorar os contra-ataques. O Inter chegou perto de abrir o placar aos 44’, quando, em cima da linha da pequena área, o centroavante Luiz Cláudio não alcançou um cruzamento rasteiro do lateral-direito Bruno.
O Inter iniciou o segundo tempo pressionando o adversário. O volante Carlinhos, aos 3 minutos, chutou da intermediária e Ronaldo fez uma bela defesa, espalmando para escanteio. Um minuto depois, o Inter marcou seu gol: Luiz Cláudio recebeu, em impedimento, um lançamento de Carlinhos, dominou a bola no peito e chutou no canto esquerdo de Ronaldo.
Mas Luiz Cláudio, em tarde inspirada, ampliou o placar aos 31. Jackson enfiou uma bola para o centroavante colorado, que invadiu a área e tocou no canto esquerdo de Ronaldo.
Apesar do placar favorável, o Inter continuou pressionando o Gama. O cabeça-de-área Leandro Guerreiro, aos 35’, arriscou um chute de fora da área e Ronaldo defendeu.
Hiran, aos 41, deu um susto na torcida: na lateral esquerda, o goleiro do Inter dividiu com Mauro, a bola acabou sobrando para o atacante do Gama que chutou — Fábio Luciano, novamente, salvou o Inter embaixo do travessão.