CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 RESULTADOS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 ESPECIAIS







 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juventude, Remo e Azulão podem brigar por vaga no tapetão
Quinta-feira, 22 Março de 2001, 01h57
Atualizada: Quinta-feira, 22 Março de 2001, 02h02

Rio - Juventude, Remo e São Caetano prometem brigar muito para participar da elite do futebol nacional neste ano. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou a fórmula de disputa da competição durante o reencontro da paz com Pelé, terça-feira passada, em Brasília. O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, deu a aprovação. Mas alguns convites e outras exclusões parecem que não serão engolidos.

Já existem movimentações políticas e jurídicas para colocar Juventude, Remo e São Caetano, excluídos na listagem distribuída pela CBF, no Brasileirão deste ano. Todos seguem o exemplo do Gama, que conseguiu o direito de integrar a Primeira Divisão do ano passado na Justiça Comum.

O Remo, 16º colocado na Copa João Havelange, é quem mostra mais coragem até agora. Dirigentes do clube paraense admitem procurar a Justiça Comum até o final do mês, mesmo sem antes tentar ações na Justiça Desportiva. "Tivemos o caso do Gama no ano passado e abriu-se o precedente. O departamento jurídico do clube já está estudando o assunto com cuidado", disse Luiz Neto, vice-presidente do Remo, que vai tomar conselhos com Paulo Goyaz, advogado gaúcho que ficou famoso por coordenar as ações judiciais do Gama no ano passado.

Goyaz tornou-se figura importante na rebelião dos clubes; já está trabalhando na assessoria do Juventude. O clube gaúcho admite até disputar Segunda Divisão, mas desde que outros clubes, como Fluminense, Bahia, Botafogo-RJ, Botafogo-SP, Paraná e América-MG, continuem rebaixados, conforme decisão da Justiça Comum.

"O objetivo da luta do Juventude é moralizar o futebol brasileiro. Queremos resolver o caso na base do diálogo. Se não for possível, vamos mobilizar outras frentes", explicou Walter Dal Zotto, presidente do Juventude, que já deu o primeiro passo para uma mobilização política.

Na manhã de quarta, o prefeito de Caxias do Sul, Gilberto Pepe Vargas (PT), e Dal Zotto reuniram-se com os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Álvaro Dias (PSDB-PR), em Brasília, e já entraram em contato com Ricardo Teixeira. À tarde, a bancada de políticos gaúchos também se reuniu na capital federal. Todos os assuntos discutidos seriam encaminhados, no começo da noite, a Carlos Melles, ministro do Esporte e Turismo.

O São Caetano, vice-campeão da Copa JH, também pensa em entrar na Justiça Comum. O prefeito da cidade paulista, Luiz Tortorello, e o presidente do Azulão, Nairo Ferreira de Souza, se reuniram com o presidente da FPF, Eduardo José Farah, para planejar ação contra a CBF. Mas querem esgotar antes todas as possibilidades dos tribunais desportivos. Funcionários da prefeitura reuniram informações publicadas na imprensa para anexar ao processo.

L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CBF
CBF se recusa a pagar Vasco por convocação de Juninho
Associação de técnicos reelege presidente
Fifa acaba com sonho de Copa 2010 no Brasil
Comissão de Notáveis propõe mudanças radicais no futebol
Veja lista completa
Brasileirão 2001
Juventude pede ajuda de ministro para disputar Brasileirão
Juventude protesta contra exclusão no Brasileiro
São Caetano estranha decisão de ficar fora do Brasileiro
Brasileirão tem nova virada de mesa
Veja lista completa