CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 ESPECIAIS







 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-conselheiro leva CPI a pedir quebra de sigilo no Flamengo
Quinta-feira, 15 Março de 2001, 15h57
Atualizada: Quinta-feira, 15 Março de 2001, 15h58

Rio - O ex-conselheiro do Flamengo Paulo César Ferreira prestou depoimento nesta quinta-feira na CPI do Senado, que investiga supostas irregularidades no futebol brasileiro. Ferreira criticou muito o contrato assinado entre o clube e a empresa suíça ISL, pois acredita que existam enormes irregularidades nele, uma vez que a dívida do clube vem aumentando.

Ao fim do depoimento, o presidente da CPI, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), anunciou que vai reapresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal dos clubes Vasco e Flamengo, dos dirigentes Eurico Miranda, do Vasco, e Edmundo Santos Silva, do Flamengo, e das federações paulista e carioca de futebol.

Ferreira ameaçou levar o contrato à Justiça caso as suspeitas levantadas por ele em relação a diversas contratações milionárias feitas pelo Flamengo junto a clubes do exterior e sobre contratos com patrocinadores não sejam apuradas. “A ISL foi contratada para zerar a dívida do clube, mas está é levando seus ativos”, afirmou Ferreira.

Sobre a contratação de reforços a preços milionários, Paulo César Ferreira chegou a cogitar a suspeita de que os contratos eram firmados em paraísos fiscais para evitar o pagamento de impostos. “Não tenho nada contra a realização de negócios em paraísos fiscais, desde que sejam legitimados”, afirmou Ferreira.

Durante o depoimento Ferreira fez uma análise do balanço financeiro do clube. Ele alertou que o clube está num estado de insolvência. O ex-conselheiro lembrou que os gastos do Flamengo com jogadores famosos impedem que o clube salde suas dívidas, estimadas em R$ 200 milhões.

Ferreira lembrou que o estatuto do clube não contém nenhuma advertência ou ameaça aos dirigentes que prestarem depoimento à CPI.

Diante das denúncias apresentadas por Ferreira, o relator da CPI, senador Geraldo Althoff (PFL-SC) revelou que vai solicitar ao clube informações específicas sobre pagamentos a terceiros no ano 2000. Althoff lembrou que já encaminhou a 14 clubes de futebol, incluindo o Flamengo, requerimento de cópias das demonstrações financeiras e contábeis completas do período de 1995 a 2000.

O senador quer entender o porquê do clube se negar a ter seu sigilo bancário e fiscal quebrado. Mas Ferreira já tinha respondido essa pergunta durante o depoimento. “Estou certo de que a maioria dos homens que passaram pelos clubes, se não ganhou dinheiro, ganhou notoriedade na vida pública”, afirmou Ferreira, lembrando também que tem muitos parentes de dirigentes trabalhando no clube.

Sobre o depoimento de Ferreira, Álvaro Dias disse ter percebido denúncias de incompetência administrativa, desvio de finalidade, evasão de divisas e crime contra a ordem tributária e o sistema financeiro nacional.

Ao ser entrevistado depois do depoimento, Ferreira lembrou que falou apenas em má gestão administrativa, fiscal e contábil por parte do clube. Ele evitou falar em desonestidade dos atuais dirigentes, por não ter provas para fazer acusações.



L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
Farah diz que não teme quebra de sigilo
Deputados da CPI têm reunião na Fifa
CPI quebra sigilo de Farah, Eurico e Caixa D´Água
Pioneiro na briga contra o passe quer mudanças no futebol
Veja lista completa
Flamengo
Corinthians negocia contratação de Reinaldo, do Fla
Flamengo descarta contratação de Juninho Pernambucano
Contusão de Edílson deixa Zagallo preocupado
Flamengo vence e passa de fase
Veja lista completa