CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 ESPECIAIS







 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pioneiro na briga contra o passe quer mudanças no futebol
Quinta-feira, 15 Março de 2001, 11h53

Rio - Primeiro jogador a conseguir o passe livre no Brasil, fato ocorrido há exatos 30 anos, Afonsinho reagiu favoravelmente ao fim da lei do passe, mas fez ressalvas à atual estrutura do futebol brasileiro. O ex-jogador quer a extinção definitiva do passe, mas reclama também uma mudança radical no sistema esportivo do País. Convidado a fazer palestra no Congresso, ele falou a deputados e demais autoridades presentes na audiência, que contou com as presenças de Pelé, João Havelange, Ricardo Teixeira, entre outros, no último dia 13, manifestando a sua preocupação com projeto do Governo Federal de investir R$ 500 milhões a fim de transformar o País numa potência esportiva.

Afonsinho apresentou sugestões ao Congresso Nacional para democratizar o esporte no Brasil e tornar transparente a sua administração. Com passagens por vários clubes brasileiros, o ex-meia do Botafogo teme que a verba anunciada pelo Governo seja mal utilizada e o esporte acabe não recebendo integralmente os benefícios.

Ele mostrou preocupação também com o fato de a lei que extingue o passe se basear no acordo celebrado entre a Fifa e a Uefa. Para o ex-jogador, que hoje é médico do INSS e coordena um projeto esportivo com crianças de rua desenvolvido pela ONG holandesa IBISS (Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social), o acordo está sendo questionado por jogadores europeus.

As propostas apresentadas por Afonsinho às autoridades brasileiras são as seguintes: 1) abolição radical, imediata e definitiva do passe, a partir da data prevista para a entrada em vigor da lei, no próximo dia 26 de março; 2) criação imediata do sistema esportivo brasileiro; 3) democratização das instituições esportivas, clubes, federações e confederações, tribunais e sindicatos diretamente ligados ao esporte; 4) o estabelecimento de critérios para a distribuição de verbas que o governo destine ao esporte, de forma a tornar transparente e democrática essa distribuição; e 5) a criação de uma estratégia para estabelecer um funcionamento integrado, simultâneo e comum entre os sistemas do esporte, da saúde e da educação.



L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
Edinho afirma que Aloísio foi pressionado pelo Saint Ettienne
Vasco contesta acusações de senador
Ex-presidente do Vasco aceita quebra de sigilo bancário
CPI define datas para Roberto Carlos, Luxemburgo e Teixeira
Veja lista completa