CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão Antidopagem descarta falha em exame de Júnior Baiano
Quarta-feira, 31 Janeiro de 2001, 16h15

Rio de Janeiro - Tanus Jorge Nahem, presidente da Comissão Antidopagem da CBF, afirmou nesta quarta-feira que não existe a possibilidade de ter acontecido erro no exame que detectou doping do zagueiro Júnior Baiano, do Vasco, pela presença da substância benzoilecgonina, um metabólico da cocaína. “A possibilidade de erro neste tipo de exame é zero. Esta substância tem que passar pelo organismo. O Ladetec fez análise três ou quatro vezes. Além disso, a comtraprova foi acompanhada por doutor Manoel Moutinho, vice-presidente médico do Vasco”, afirmou Tanus Jorge Nagem. O presidente da Comissão Antidopagem da CBF também declarou que nem é preciso fazer exame de sangue para não ter qualquer risco de se divulgar caso de doping por cocaína.

“Hoje em dia os exames são muito eficazes por causa da tecnologia utilizada. Além do mais, o exame de sangue é mais agressivo. Imagine se após o esforço de uma partida o jogador ainda fosse obrigado a se submeter a um exame de sangue. O Comitê Olímpico Internacional (COI) só utilizou também o exame de sangue nas Olimpíadas de Sydney por causa da substância Eritropoietina, o hormônio do desenvolvimento. Isso aconteceu para dar o respaldo jurídico”, disse o médico.

Tanus Jorge Nagem lembrou do caso de doping do atacante Dinei. “A cocaína é uma droga social, presente na sociedade. Felizmente, desde 1996, quando presido a Comissão Antidopagem da CBF, foram constatados poucos casos de doping por uso de cocaína. Um deles foi o do Dinei. Felizmente ele está recuperado. Hoje em dia é meu amigo.”



L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Vasco
Sindicato vai dar apoio jurídico a Júnior Baiano
Para Dinei, família tem que apoiar Júnior Baiano
Palmeiras promete brigar por Euller
Júnior Baiano diz que doping é armação
Veja lista completa