São Paulo - O pódio feminino da última etapa da temporada 2000 da Global Organization of Bodyboarders (GOB), em Pipeline, no Havaí foi verde e amarelo. Em ondas de quatro a cinco pés, Soraia Rocha venceu a etapa, conquistando o título do campeonato. Em segundo ficou Stefhanie Pettersen, brasileira que defendia a Austrália nesta temporada; seguida da bicampeã mundial, Daniela Freitas (American AirLines/Prefeitura do Rio).
Daniela pensou em desistir da etapa devido ao acidente ocorrido com seu marido, o bodyboarder havaiano Lanson Ronquilio: no último dia 8, Lanson quase morreu ao cair de uma onda e bater nos corais. "Ele estava treinando, quando uma onda gigantesca o pegou de surpresa. Bateu com a cabeça no coral e ficou desacordado", conta Dani, que ficou em estado de choque ao receber a notícia. "Hoje, ele já está bem e em casa. Pensei em desistir, pois eu não tinha cabeça nem condições de competir. Estava dormindo há dois dias no hospital, mas na última hora resolvi participar e fui direto para a competição", completa.
Daniela e Lanson estavam separados havia quase um ano. "Estávamos tentando reconstruir nosso casamento aos poucos. Deus realmente dá o seu jeito para resolver e nos mostrar o caminho. Nunca senti tanto medo na vida. Agora, não quero mais me separar dele", diz, emocionada, a atleta. Sobre o resultado, Dani ficou feliz com a terceira posição e enalteceu a vitória de Soraia. "O resultado foi merecido. Este foi o ano da Soraia".
A etapa continua para os homens. A GOB chegou a cogitar a possibilidade de somar a primeira etapa da temporada 2001 às demais disputadas em 2000, mas desistiu da idéia. A primeira etapa da temporada 2001 acontecerá entre os dias 25 de janeiro e 9 de fevereiro, também no Havaí.