São Paulo - Um dia depois de ter se sagrado campeão italiano, o piloto brasileiro Felipe Massa conquistou neste domingo, na mesma pista espanhola de Valência, o título do Campeonato Europeu de Fórmula Renault. Massa nem precisou completar a 9ª e última etapa: envolvido em acidente com o holandês Charles Zwolsman, o único que poderia ultrapassá-lo na classificação, o novo campeão continental comemorou o resultado na caixa de brita do circuito.
Embora com 16 pontos de vantagem sobre Zwolsman, a tarefa de Massa não seria fácil, já que o adversário largou na pole e o brasileiro em 8º. Em caso de vitória de Zwolsman, Massa precisaria terminar entre os quatro primeiros. Logo no início da prova, no entanto, Zwolsman foi perdendo terreno, enquanto Massa ganhava posições. O incidente aconteceu quando disputavam a quarta colocação. Sem os dois principais favoritos, a vitória acabou nas mãos do alemão Jorg Hardt.
A decisão do Campeonato Europeu coroou a boa temporada de Massa, que saiu do Brasil no início do ano com o título da Fórmula Chevrolet. Foi campeão italiano com quatro vitórias, mesmo tendo deixado de disputar duas corridas por causa do conflito de datas com o Europeu. Venceu também a prova extracampeonato em Mugello, no início da temporada e que não contou pontos. No Europeu, foram três vitórias em oito participações.
O brasileiro negocia para mudar de categoria na próxima temporada, podendo ir para a Fórmula 3 inglesa ou alemã e ou Fórmula 3.000 européia.