São Paulo - Num dia em que todos os pilotos simularam uma tomada classificatória, o paulista Felipe Massa (Colégio Campos Salles/Marília/Vale do Sol Turismo/Lille Renault Botucatu) voltou a ser o mais rápido na terceira sessão de treinos livres da 9ª e última etapa do Campeonato Europeu de Fórmula Renault 2.000. Com pista úmida, Massa estabeleceu o tempo de 1min35s60 e superou em seis décimos o norte-americano Richard Antinucci, o segundo mais veloz do dia (1min36s20).
O paranaense Augusto Jr. (Credicard), companheiro de equipe de Massa, ficou em 3º com a marca de 1min36s40.
Mesmo com a pista longe das condições ideais, Massa disse que o comportamento do carro na configuração de classificação agradou. "Fomos bem mais rápidos que os adversários com pneus novos. Acho que vai dar para brigar pela pole com grandes chances", disse. Massa está disputando os títulos europeu e italiano com possibilidades de conquistar os dois campeonatos.
Os organizadores dividiram os treinos em três grupos em função do elevado número de carros que participarão das finais do Europeu, do Italiano e do Francês. Massa está treinando apenas com o pessoal do Europeu e vem andando com sobras na frente dos pilotos do Italiano. Hoje, no entanto, Ronnie Quintarelli, líder deste campeonato, aproveitou a pista seca no início da tarde para virar a melhor volta do dia, em 1min34s90.
Nesta quinta-feira, ele participará dos treinos classificatórios para a prova do Italiano, programada para sábado. Serão duas sessões de 30 minutos, das 7h45 às 8h15 e das 12h30 às 13 h (Brasília). Na sexta-feira sairá a definição do grid da etapa do Europeu. Além das tomadas de tempo, no entanto, haverá duas corridas classificatórias que determinarão a ordem de largada.
Massa não aprovou a fórmula. "Corrida é sempre corrida. Existe o risco de acidentes, e há dois títulos em jogo no fim de semana. O grid deveria ser formado como vinha sendo até agora."