São Paulo – Principais candidatos ao título, o paulista Felipe Massa (Colégio Campos Salles/Marília/Vale do Sol Turismo/Lille Renault Botucatu) e o holandês Charles Zwolsman dominaram o segundo dia de treinos livres da 9ª e última etapa do Campeonato Europeu de Fórmula Renault, marcada para domingo em Valência (Espanha).
Massa, líder da classificação com 140 pontos, foi o mais rápido da sessão matinal de 30 minutos. Zwolsman, segundo colocado com 126, dominou os ensaios da tarde depois de colocar um jogo de pneus novos.
Massa, que havia comandado facilmente os treinos da segunda-feira, disse que o tempo registrado por Zwolsman não era motivo de preocupação. "Pneus novos nesta pista representam um ganho de pelo menos um segundo. Como ele só foi três décimos mais rápido, é sinal que meu carro está muito bom", comparou.
Segundo o brasileiro, depois de uma etapa já disputada em Valência em outubro e destes dois primeiros dias de testes já não há praticamente o que melhorar no carro. "A única coisa que falta é verificar como estamos em condição de classificação. É o que faremos nesta quarta-feira. Como o treino será realizado no mesmo horário da tomada para o grid que acontecerá no sábado, vamos colocar um jogo de pneus novos pela manhã. Para a corrida, não há mais nada a fazer", afirmou.
No mês passado, Massa havia voltado a Valência para testes de Fórmula 3 e Fórmula 3.000. Readaptar-se à Fórmula Renault deu trabalho na 2ª-feira. "Andei passando do ponto de freada e indo reto em algumas curvas, mas hoje já estava normal. Como a F-3.000 freia muito mais dentro, apanhei um pouco", explicou. Como esperado, os pilotos do Europeu estão levando grande vantagem sobre os do Italiano, que treinam em separado. O líder Ronnie Quintarelli não passou de 1min35s95 nesta 3ª-feira. Os brasileiros Fábio Carbone e Luís Mussi registraram, respectivamente, 1min37s90 e 1min38s14.
Os melhores tempos em Valência:
1 – Charles Zwolsman (Holanda), 1min35s04
2 – Felipe Massa (Brasil), 1min35s35
3 – Richard Antinucci (EUA), 1min35s62
4 – Augusto Jr. (Brasil), 1min35s82
5 – Matteo Grassotto (Itália), 1min35s89