CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputado chama Zagallo de irresponsável
Quinta-feira, 30 Novembro de 2000, 19h55
Atualizada: Quinta-feira, 30 Novembro de 2000, 19h56

"O técnico Zagallo demonstrou total irresponsabilidade com o cidadão Ronaldinho", acusou o deputado Sílvio Torres (PSDB-SP)

Brasília - O relator da CPI da Nike, deputado Sílvio Torres (PSDB-SP), está convencido de que o jogador Ronaldinho não foi informado de que tivera convulsão horas antes da final da Copa de 98.

"Ficou claro que ninguém o avisou. A ponto de ele se auto-escalar para a final", comentou Torres após os depoimentos do presidente do Clube dos 13, Fabio Koff, e do ex-supervisor da seleção brasileira, Américo Farias.

Koff contou que, em uma reunião, a comissão técnica decidiu "minimizar" a convulsão para não aumentar o clima de tensão entre os jogadores. E, que após essa reunião, o atleta foi levado para uma clínica fazer exames. Mas nem Koff, nem Farias souberam informar o nome da clínica. Farias disse que a escalação de Ronaldinho foi decidida por Zagallo, ao ouvir do jogador, na volta dos exames, a garantia que estava bem. "O técnico demonstrou total irresponsabilidade com o cidadão Ronaldinho", acusou Torres.

Após a longa sessão de depoimentos de hoje, o relator também concluiu que o contrato assinado entre a CBF e a empresa Nike foi desfavorável para a confederação brasileira, baseado em informações de Koff que assinou um contrato com a Rede Globo de duração de oito anos.

Pelo direito de transmissão exclusiva dos jogos, a emissora pagará US$ 560 milhões. O da Nike e CBF chega a US$ 400 milhões em dez anos, somando parte em dinheiro e outra em material esportivo.

Farias e Koff também deixaram dúvidas nos deputados sobre um documento em inglês que assinaram para justificar a decisão de última hora de escalar Ronaldinho. Koff disse que não sabe ler inglês, mesmo assim, concordou com os termos do documento para evitar eventual futuro recurso da seleção francesa, que não gostou de saber da escalação de Ronaldinho, no lugar de Edmundo, poucos minutos antes do jogo. O documento narra que Ronaldinho havia ido ao hospital para fazer testes no tornozelo esquerdo, e não treinava há dois dias, mas agora estava liberado pelos médicos. Ambos garantiram que foi um representante da Fifa que sugeriu a elaboração do documento e eles assinaram.

Passe - Integrantes da CPI ligados a clubes aproveitaram a sessão de hoje para protestar contra o fim da Lei do Passe. O deputado Eurico Miranda (PPB-RJ), presidente do Vasco, disse que os clubes desempenham um papel social que o governo não cumpre. Já o deputado Luciano Bivar (PSL-PE), presidente do Sport, avisou que no próximo ano irá dispensar jogadores porque não há mais interesse do clube em mantê-los, pois não investirá em algo que não dará retorno.

A CPI está intimando judicialmente o empresário Jimmy Martins para depor na próxima semana. Ele teria sido o empresário que forneceu passaporte falso para o jogador Geda, conforme denúncia que a CPI recebeu do presidente da União São João, José Maria Pavan. Na quinta-feira, serão ouvidos Careca e Edmar, que têm agenciado jogadores para o exterior.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
Deputado desconfia de cláusula da Nike
Luxemburgo se divide durante depoimento
Árbitro confessa ser amigo de Luxemburgo
Luxemburgo e Renata vão ficar frente a frente na CPI
Veja lista completa
Ronaldo
Leeds United quer Ronaldo por empréstimo
CPI vai analisar inquérito de Ronaldo sobre contrabando
Ronaldo e Roberto Carlos vão à CPI em janeiro
Ronaldo se recupera bem, diz médico da Inter
Veja lista completa