CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Árbitro confessa ser amigo de Luxemburgo
Quinta-feira, 30 Novembro de 2000, 19h46
Atualizada: Quinta-feira, 30 Novembro de 2000, 19h46

Rio - O árbitro José Carlos Santiago de Andrade negou que tenha sido procurador do técnico Wanderley Luxemburgo junto à Receita Federal ou à Justiça do Trabalho, como afirmou o treinador na CPI do Futebol, no Senado. Reconheceu ser amigo do ex-técnico da seleção brasileira, mas garantiu que as relações entre ambos sempre foram apenas "a nível pessoal".

"Nunca aconteceu nada além da amizade. Não o ajudei na parte contábil, nem tenho nenhuma sociedade com o Wanderley", disse o árbitro, que, fora do futebol, trabalha como administrador de empresas. Andrade informou que é amigo do treinador há 25 anos.

Apesar da relação próxima que mantém com o treinador, o árbitro garantiu nunca tê-lo favorecido nas partidas em que os dois se encontraram. Andrade informou ter atuado como "bandeira" em 15 jogos de times dirigidos por Luxemburgo. "Nunca teve nada a ver muito pelo contrário, ele não foi bem contra mim", afirmou. Nas 15 partidas, contou, foram 10 derrotas, dois empates e três vitórias das equipes de Luxemburgo.

Para reforçar a sua afirmação, Andrade diz que chegou a ter um desentendimento com o treinador, após a partida entre Cruzeiro e Corinthians, pela Copa do Brasil, em 1998. "Nesta ocasião, ele ficou irritado com todo o trio de arbitragem", recordou. Árbitro nesse jogo, o carioca Jorge Travassos lembra que expulsou o ex-técnico da seleção durante a partida, o que o deixou revoltado. "O Santiago acabou brigando com ele no fim", confirmou Travassos, que fez elogios a atuação de Andrade como auxiliar. "É um dos melhores bandeiras do futebol brasileiro."

Com 42 anos, o bandeira ainda está em atividade, embora não tenha atuado no segundo semestre deste ano por causa de uma contusão. Na primeira parte do ano, porém, trabalhou em jogos do Campeonato Carioca. Andrade é filiado à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Fferj) e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
Luxemburgo e Renata vão ficar frente a frente na CPI
Luxemburgo diz na CPI que não tem nada contra Romário
Luxemburgo nega à CPI ter negócios no exterior
Corrupção no futebol brasileiro é "questão nacional", diz Fifa
Veja lista completa
Wanderley Luxemburgo
Luxemburgo e Renata vão ficar frente a frente na CPI
Luxemburgo diz na CPI que não tem nada contra Romário
Luxemburgo nega à CPI ter negócios no exterior
Luxemburgo tem 30 contas bancárias
Veja lista completa