CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Romário marca 4, e Brasil goleia Venezuela
Domingo, 08 Outubro de 2000, 18h49
Atualizada: Segunda-feira, 09 Outubro de 2000, 15h46

São Paulo – Comandada por Romário, a seleção brasileira cumpriu sua obrigação e goleou a Venezuela, pior time da América do Sul, na noite deste domingo, em Maracaibo, na partida que fechou a participação nacional no primeiro turno das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2002 no Japão e na Coréia do Sul. O Brasil marcou 6 a 0, com quatro gols do Baixinho.

Os venezuelanos seriam presa fácil de qualquer maneira, mas com Romário a missão ficou mais fácil. Ele infernizou a defesa do time comandado pelo técnico argentino José Omar Pastoriza, que prometera uma marcação implacável. Não só fez seus gols como abriu espaços para os companheiros.

Coube a Euller abrir o marcador aos 20mi da etapa inicial. Juninho Paulista ampliou aos 29min. Aí começou o festival de Romário. O Baixinho assinalou aos 31min, 36min e 39min (de pênalti), ainda no primeiro tempo, e completou aos 18min da segunda etapa.

Romário se aproxima assim de terminar a temporada 2000 como a melhor de sua carreira. Aos 34 anos, ele já marcou 60 gols no ano e precisa de mais três para superar seu recorde. Na seleção, o Baixinho quer passar Pelé, que tem 95 gols com a camisa do Brasil. Mas, para isso, precisará de mais trabalho. Precisa balançar a rede mais 29 vezes.

A vitória sobre a Venezuela levou o Brasil da quinta para a segunda colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas. O jogo marcou a ‘estréia’ e despedida de Candinho como técnico da seleção. Ex-auxiliar de Wanderley Luxemburgo, demitido após o fracasso nos Jogos Olímpicos de Sydney, ele já avisou que deixa o cargo. Para a partida contra a Colômbia, em 14 de novembro, a última do ano, Oswaldo de Oliveira deve assumir a função.

Sobre a partida deste domingo, logo aos 2 minutos, Vampeta lançou na esquerda Romário, que invadiu a área e chutou na rede pelo lado de fora. No entanto, alguns instantes de pane geral tomaram conta da seleção. Com a defesa demorando para sair jogando, os jogadores de meio-campo trocavam irritantes passes laterais e não municiavam o ataque, com Euller e Romário, este principalmente, ficando isolados.

Aos 12, Rey cobrou falta de longe, soltando uma bomba para a boa defesa de Rogério Ceni, que espalmou a escanteio. Mesmo diante da fraca dupla de ataque formada por Moran e Garcia, os zagueiros brasileiros Cléber e Antônio Carlos conseguiam a façanha de se enrolar na marcação. Foi o suficiente para a torcida venezuela se empolgar.

Mas o ensaio de um surreal grito de "olé" feito pelos venezuelanos acordou a equipe brasileira. Aos 20, Vampeta lançou Euller, que entrou na área, passou por Angelucci com um drible de corpo e fez Brasil 1 a 0. Oito minutos depois, Juninho arriscou da direita e Angelucci bateu roupa. Na seqüência da jogada, Silvinho cruzou da esquerda e o pequenino Juninho Paulista, sem nenhuma marcação, cabeceou para fazer o segundo gol.

Aos 30, Vampeta deu belo passe a Romário, que passou pelo goleiro e fez 3 a 0, em um gol parecido com o segundo marcado na vitória por 2 a 0 contra o Uruguai, na última partida pelas Eliminatórias da Copa de 94. Cinco minutos depois, novamente Romário. O atacante vascaíno, em jogada individual, passou por Alvarado, entrou na área e chutou forte, no canto direito de Angelucci.

O placar de 4 a 0 não fez com que a seleção cometesse o erro de recuar e ficar tocando a bola, esperando o fim do primeiro tempo. Com o jogo mais para um treino de ataque contra defesa, o Brasil chegou facilmente ao quinto gol. Aos 37, após mais um bom lançamento de Vampeta, Euller entrou na área e foi derrubado por Gonzalez. Pênalti que Romário cobrou com categoria, aos 38, fechando o placar da primeira etapa.

Os primeiros minutos do segundo tempo não passaram de uma reprise do início da partida. Aos 7 minutos, Juninho rolou na área para Euller chutar cruzado e Gonzalez salvar o perigo. Dois minutos depois, Arango foi prensado por Cafu e Donizete. Falta na entrada de área que Rey cobrou para a grande defesa de Rogério Ceni.

Sem nada a perder e com o veloz Arango em cima dos zagueiros do Brasil, a Venezuela chegou novamente a assustar. Aos 16, o jovem atacante entrou pela esquerda, chutou cruzado, a bola passou por Rogério Ceni e Cléber salvou antes que chegasse a Moran. Dois minutos depois, a resposta brasileira.

Juninho cruzou da direita e Romário, de cabeça, fez seu quarto gol na partida. Apesar das muitas facilidades, o Brasil parou. Enquanto a Venezuela esperava apenas por uma ou outra cobrança de falta, que Rey e Arango dividiam, para tentar marcar, o Brasil passou a tocar a bola, satisfeito com o resultado e a segunda colocação nas Eliminatórias.

Aos 42, Romário ainda perdeu grande chance de ampliar o marcador. Marques fez boa jogada pela direita e cruzou para o meio da área, onde Romário, sozinho, chutou por cima do gol.

 
Venezuela
 
Brasil
0
X
6
 
Ficha Técnica
Local Pachencho Romero (Maracaibo)
Público Não divulgado
Renda Não divugada
Cartões
amarelos
Savarese (Venezuela)
Gols Euller (20min), Juninho Paulista (28min) e Romário (30min, 35min, 38min e aos 18min do segundo tempo)
Juiz Ubaldo Aquino (Paraguai)
Venezuela Angelucci, González, Rey, Alvarado e Martínez; Farias, Ornelas, Jimenez e Echenaussi (Arango); Moran (Baz) e Garcia (Savarese). Técnico: José Omar Pastoriza
Brasil Rogério Ceni, Cafu, Antônio Carlos, Cléber e Silvinho; Donizete, Vampeta, Juninho (Zé Roberto) e Juninho Paulista (Ricardinho); Euller (Marques) e Romário. Técnico: Candinho


Redação Terra/L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Seleção
Vasco aguarda ansioso novo técnico da seleção
Imprensa venezuelana celebra futebol de Romário
Renê Simões nega convite para a seleção
Edílson torce por Oswaldo na seleção
Veja lista completa
Romário
Imprensa venezuelana celebra futebol de Romário
Zagallo diz que Romário não serve para 2002
Romário contesta contagem de gols da CBF
Romário supera Michael Jackson na Venezuela
Veja lista completa
Eliminatórias Sul-Americanas
Batistuta marca e Argentina bate Uruguai
Equador vence o Chile em Quito
Bolívia derrota o Peru em La Paz
Romário contesta contagem de gols da CBF
Veja lista completa
Venezuela
Romário supera Michael Jackson na Venezuela
Policial esquece serviço e se rende a Romário
Juninho Paulista diz que calor impediu goleada maior
O Brasil já está escalado
Veja lista completa