CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
O tão sonhado ouro pode vir com Pessoa no hipismo
Sexta-feira, 29 Setembro de 2000, 12h15

Sydney - A atuação decisiva na conquista da medalha de bronze olímpica na competição por equipes do hipismo de saltos faz do cavaleiro Rodrigo Pessoa mais favorito do que nunca à medalha de ouro na prova individual da modalidade nos Jogos de Sydney. O ginete deverá ser o último a saltar nas duas passagens na pista do Parque Horsley neste domingo em Sydney (sábado à noite no Brasil), privilégio reservado ao melhor conjunto da fase de classificação.

Na quinta-feira, Rodrigo fez uma apresentação impecável na Copa das Nações, que definiu o país campeão do hipismo de saltos na Olimpíada. O cavaleiro, que montou Baloubet du Rouet, esteve sob pressão todo o tempo. Foi o único brasileiro que "zerou a pista", ou seja, não cometeu erros, ao saltar nos três percursos da competição, dois da fase de classificação, e o último do desempate contra a França.

Na última passagem, contra os franceses, os conjuntos brasileiros se superaram. Em uma competição emocionante, na qual a França competiu com três representantes porque o cavalo Caucalis foi reprovado no exame médico, Doda foi punido com 12 pontos, mas Felipinho, André e Rodrigo zeraram a pista e o hipismo brasileiro conquistou a segunda medalha de bronze da sua história, repetindo o desempenho dos Jogos de Atlanta. A Alemanha ficou com a medalha de ouro e a Suíça com a de prata.

"São vitórias como essa que valorizam a conquista de uma medalha", disse Rodrigo, após a vitória no desempate, que contou com a torcida do tenista Gustavo Kuerten e dos ginetes do Concurso Completo de Equitação (CCE). O resultado deixou o cavaleiro, conhecido por seu jeito comedido, eufórico. O ginete diz que, por causa do esforço da passagem por três percursos na quinta-feira, Baloubet será submetido a treinos leves até a decisão de domingo.

Doda era um dos mais emocionados com o bronze. Foi a despedida de seu cavalo, Aspen, das competições oficiais. A montaria enfrentou problemas na pata na semana que antecedeu a prova por equipes. "Ele entrou com apenas 50% de suas condições e fizemos tudo o que foi possível", explicou o cavaleiro. "A primeira passagem foi boa, mas na segunda o cavalo, que tem uma idade avançada, já estava bastante cansado e não teve o mesmo desempenho”.

Para Felipinho, "a sorte que faltou na disputa do ouro, sobrou na disputa do desempate do bronze". Animado com o sexto lugar entre os conjuntos que participaram dos dois dias de provas no Parque Horsley, o cavaleiro não promete vitória na competição individual. "Mas posso garantir a mesma garra”. André disse que sua maior satisfação foi ter conseguido zerar a pista no desempate. "Acabei dando a volta por cima depois dos 16 pontos na passagem da tarde", completou o cavaleiro.

Para ele, o mau desempenho naquela ocasião foi conseqüência do desgaste. "No desempate ele estava mais descansado e teve uma boa performance”.

O técnico da equipe brasileira, Nelson Pessoa Filho, estava extremamente satisfeito com a conquista da medalha de bronze por equipe nos Jogos de Sydney, mas aproveitou para reclamar da falta de apoio financeiro para o hipismo brasileiro. O técnico cita como exemplo o problema que teve para garantir a viagem de Baloubet du Rouet e Ralph para Sydney. Neco não se conforma com o fato de que Diogo Coutinho, dono dos cavalos, tenha tido de pagar do próprio bolso US$ 150 mil do seguro dos animais porque a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e o Comitê Olímpico Brasileiro não deram o dinheiro.

Segundo o chefe de missão do COB, Marcus Vinícius Freire, o seguro não pôde ser pago pela entidade por uma questão burocrática. Ele explica que somente dois dias antes dos cavalos viajarem para cumprir a quarentena obrigatória para a competição olímpica o COB foi informado da necessidade de fazer uma apólice de seguro e não havia tempo hábil para conseguir o dinheiro por meio do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto (Indesp)porque a liberação do dinheiro depende de um processo burocrático.

Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

Sydney: Hipismo
29/09 - 07:01
França, Suíça e Alemanha são as maiores ameaças a Rodrigo Pessoa
28/09 - 18:09
Hipismo olímpico teve zebras
28/09 - 12:26
Bronze do hipismo proporciona alegria amarga
28/09 - 05:04
Brasil coloca 3 cavaleiros na final individual do hipismo



Veja lista completa
Sydney: Brasileiros
29/09 - 11:57
Brasileiras lutam pelo bronze na ginástica rítmica
29/09 - 11:51
Classificação à final não evita "castigo" no revezamento 4x100m
29/09 - 07:01
França, Suíça e Alemanha são as maiores ameaças a Rodrigo Pessoa
29/09 - 03:29
Gaúcho detona falta de apoio no caiaque



Veja lista completa
Sydney: Medalhas
29/09 - 08:24
Cuba garante ouro também no taekwondo
29/09 - 08:12
Coreana fica com o ouro no taekwondo
29/09 - 07:47
Australianas desbancam argentinas e levam ouro no hóquei
29/09 - 07:23
Ouro e prata para americanos no salto com vara



Veja lista completa
Hipismo
29/09 - 07:01
França, Suíça e Alemanha são as maiores ameaças a Rodrigo Pessoa
28/09 - 12:26
Bronze do hipismo proporciona alegria amarga
28/09 - 04:23
Brasil leva bronze por equipes no hipismo
28/09 - 03:53
Brasil disputa bronze com a França, e Alemanha é ouro no hipismo



Veja lista completa