PUBLICIDADE

Veja como fugir da enxaqueca e aproveitar os pratos de Festa Junina

Pratos típicos das Festas Juninas podem agravar crises de enxaqueca em quem já sofre com o problema. Veja quais alimentos evitar

7 jun 2024 - 20h00
(atualizado em 10/6/2024 às 14h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de junho está entre as épocas mais saborosas do ano graças a Festa Junina e seus pratos típicos. Canjica, pinhão, bolo de fubá e quentão são apenas algumas das muitas delícias que preenchem as mesas de quermesses. Porém, esses e outros alimentos podem ser um gatilho para crises de enxaqueca, principalmente para quem já sofre com o problema.

Veja como fugir da enxaqueca e aproveitar os pratos de Festa Junina
Veja como fugir da enxaqueca e aproveitar os pratos de Festa Junina
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

A médica neurologista especialista em dores de cabeça e enxaqueca, Thaís Villa, salienta que a enxaqueca não é consequência de um alimento específico, mas uma doença neurológica e de causa hereditária.

"Porém, alimentos podem ser gatilhos para crise e até mesmo serem substâncias que pioram a doença na pessoa que já tem enxaqueca", explica a especialista.

Tem enxaqueca? Veja alimentos para evitar nas Festas Juninas

A neurologista aponta alguns dos pratos típicos que podem ser gatilhos para crises de enxaqueca. Confira:

  • Pratos com canela, como curau de milho, bolo com canela, pois o tempero é um estimulante que deixa o cérebro ainda mais excitado;
  • Pratos com gengibre, raiz que tem o mesmo efeito da canela;
  • Bebidas alcoólicas, como vinho quente e quentão;
  • Condimentos de mostarda, que têm cúrcuma na composição, uma substância estimulante que pode piorar o quadro de enxaqueca;
  • Chocolate, pois pessoas que sofrem de enxaqueca, em qualquer idade, devem evitar tudo o que vai cacau no preparo.

Como prevenir as crises e ainda aproveitar as comidas típicas?

Segundo a médica, é possível aproveitar as festas desde se evite os alimentos acima, assim como bebidas alcoólicas em qualquer situação. 

"Milho, amendoim, pipoca, pamonha sem canela, cachorro quente sem a mostarda… existem muitas opções de alimentos que podem ser consumidos nas festas juninas e que não são gatilhos ou pioradores da enxaqueca. Basta escolher o que comer para curtir as festas com tranquilidade e sem dores", finaliza a neurologista. 

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade