PUBLICIDADE

Santos da Festa Junina: quais são celebrados? Descubra!

A tradição celebra três santos. Hoje a redação João Bidu te conta quais são os santos da Festa Junina

12 jun 2024 - 08h00
(atualizado às 18h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante o mês de Junho, celebra-se no Brasil a tradição junina. A festividade conta com danças, elementos simbólicos e comidas típicas. Além disso, há três importantes datas nesses festejos: 13, 24 e 29. Cada uma delas pertence a um santo homenageado. Quer saber quem são eles? A equipe João Bidu te conta sobre os santos da Festa Junina. Vem conhecer!

Conheça a tradição dos três santos
Conheça a tradição dos três santos
Foto: Shutterstock / João Bidu

Santos da Festa Junina

Santo Antônio

Em primeiro lugar entre os santos da Festa Junina, Santo Antônio é celebrado dia 13 de Junho. Nascido em família nobre, Antônio abdicou de sua riqueza para viver a ordem dos franciscanos. Por isso, o santo milagreiro é conhecido por ser padroeiro dos mais necessitados. No entanto, sua maior fama é a de santo casamenteiro, intercedendo nos pedidos de quem sonha encontrar o amor da vida.

São João

Em segundo lugar entre os santos da Festa Junina está o santo mais próximo de Cristo: São João. Celebrado em 24 de Junho, o santo é de grande importância dentro da Igreja Católica, afinal, João Batista foi profeta e precursor de Jesus Cristo. Sua mãe era parente de sangue da mãe de Jesus. Além disso, ele foi o responsável por batizar Cristo às margens do rio Jordão.

São Pedro

Por fim, dia 29 de Junho é comemorado São Pedro, o último entre os santos da Festa Junina. Pedro consta no Novo Testamento como um pescador no mar da Galiléia e apóstolo de Jesus. Desse modo, Cristo o chamou para ser "pescador de homens". Ele é conhecido dentro da tradição católica como guardião das chuvas e porteiro do céu.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade