PUBLICIDADE

Lava-louças: é necessário limpar os pratos antes de usar a máquina?

Existem tantos mitos sobre as lava-louças que é possível se perder completamente; veja algumas dicas antes de comprar

18 nov 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Alguns lava-louças possuem sensores que tornam a lavagem mais fácil
Alguns lava-louças possuem sensores que tornam a lavagem mais fácil
Foto: Freepik

Está pensando em comprar uma lava-louças na Black Friday? Uma máquina dessas pode facilitar muito as tarefas diárias da casa e economizar tempo e dinheiro, além de ser melhor para o ambiente. 

Porém, tem mitos e conhecimentos gerais que não são verdadeiros, o que pode atrapalhar o consumidor na hora de comprar uma lava-louças. A maior “fake news” da máquina é a necessidade de fazer uma pré-lavagem da louça. 

Alguns modelos possuem sensores que tornam a lavagem mais fácil, pois detectam o nível de sujeira e escolhem o ciclo mais apropriado. Ao realizar uma pré-lavagem da louça antes de colocá-la na máquina, é possível que atrapalhe o processo e, por consequência, reduza a eficácia da lavagem, além de trazer mais gastos de água.

Dependendo do tamanho e material do modelo de lava-louças que será adquirido, é preciso ver no manual como lidar com panelas e utensílios de cozinha grandes, pois eles podem não ser adequados para lavar na máquina. As recomendações do fabricante e as instruções de cuidados são a garantia de que a lavadora terá o melhor desempenho, além da durabilidade dos utensílios.

Ar condicionado portátil: veja prós e contras do produto Ar condicionado portátil: veja prós e contras do produto

Mas em geral, esse passo não é preciso. A coisa mais importante é a remoção de grandes pedaços de alimentos ou resíduos excessivos, como é feito manualmente numa pia, pois isso pode obstruir os filtros da máquina ao longo do tempo. 

Muita gente acredita que essas máquinas gastam muito mais água, mas na verdade, elas são altamente econômicas nesse aspecto. Para um exemplo prático: a lava-louças 14 Serviços BLF14AR da Brastemp, em seu ciclo mais pesado, gasta cerca de 18 litros. 

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirmou, em dados de 2014, que lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água em casa e 243 litros em apartamentos. Ou seja, a economia de água na lava-louças é imensa. A quantidade é menor devido à temperatura da água (geralmente acima de 50 graus) em conjunto com o sabão concentrado.

Ainda, usar um detergente ou sabão próprios para lava-louças é essencial, o que ajuda a evitar problemas na máquina. Há diversidade de produtos no mercado, em diferentes formatos, como líquido, em pó, tablete ou pastilha. Na hora de comprar, veja as opções de detergentes biodegradáveis.

Por fim, uma dica importante para economizar no longo prazo é o líquido secante, fundamental para evitar manchas e dar brilho, além de ter uma durabilidade maior. Algumas opções de detergentes já o incluem.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade