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1994
Uma campanha baseada na nova moeda
A
candidatura de Fernando Henrique à Presidência da República
foi anunciada oficialmente em março de 94, quando ele passou
seu cargo de ministro para Rubens Ricúpero. No dia seguinte,
o real foi apresentado como moeda oficial do Brasil em substituição
ao cruzeiro real, moeda de transição.
Em
agosto de 94, o então candidato do PSDB à Presidência da República
tinha uma vantagem de 4 pontos sobre seu adversário direto,
o petista Luís Inácio Lula da Silva e divulgava uma cartilha
denominada As 5 metas de Fernando Henrique, em que
eram apresentadas 50 questões que deveriam receber maior atenção
por parte do governo e que compunham sua plataforma eleitoral.
Na
área de segurança: a cooperação entre a Polícia Federal
e as Forças Armadas com as polícias estaduais na repressão
ao crime organizado; a ação da Polícia Federal na repressão
ao contrabando de armas e tráfico de drogas; a ação da Receita
Federal no combate à sonegação de impostos e na investigação
do narcotráfico, corrupção, contrabando e abuso de poder econômico;
reforma e ampliação dos presídios; justiça rápida e eficaz
para todos.
Em
relação ao emprego: pregava o controle da inflação
para incentivar investimentos; incentivo a atividades geradoras
de empregos (agricultura, turismo, infra-estrutura e casas
populares); créditos e incentivos para micro, pequenas e médias
empresas, cooperativas e associações de produtores; criação
de um programa nacional de empregos; estímulo à livre negociação
e ao contrato coletivo de trabalho; aumento real do salário
mínimo e regulamentação da participação dos empregados nos
lucros das empresas.
Para
a agricultura: cesta básica barata; programas de apoio
aos pequenos produtores; aumento da produção de alimentos;
aumento em 50% da área irrigada; reforma agrária responsável;
investimento em transporte, comunicação e eletrificação rural.
Na
área da saúde: prioridade à prevenção das doenças;
recuperação de hospitais e postos de saúde pública; garantia
de financiamento permanente e aumento de recursos; combate
à corrupção; implantação definitiva do SUS, com municipalização
de saúde e participação dos cidadãos na fiscalização; fornecimento
de medicamentos essenciais pela rede pública.
Em
relação à educação: adoção de critérios de distribuição
de recursos, premiando estados e municípios com melhores resultados
na educação básica; escola para todas as crianças entre 7
e 14 anos; atuar junto a estados e municípios para melhorar
os salários dos professores de primeiro e segundo graus; municipalização
da merenda escolar.
Na
equipe que trabalhava por sua candidatura, Fernando Henrique
contava com nomes que depois viriam a compor seu staff, como
Sérgio Motta, que foi o tesoureiro da campanha (já tinha exercido
essa função na campanha pela Prefeitura de São Paulo) e tornou-se
ministro das Comunicações, e o economista Paulo Renato, responsável
pelos discursos e temas da campanha, que recebeu a pasta da
Educação. Além deles, a jornalista Ana Tavares, o ex-prefeito
de Belo Horizonte Pimenta da Veiga e o economista Eduardo
Jorge compunham o círculo mais próximo do candidato.
Agência
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