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1994
Uma campanha baseada na nova moeda

A candidatura de Fernando Henrique à Presidência da República foi anunciada oficialmente em março de 94, quando ele passou seu cargo de ministro para Rubens Ricúpero. No dia seguinte, o real foi apresentado como moeda oficial do Brasil em substituição ao cruzeiro real, moeda de transição.

Em agosto de 94, o então candidato do PSDB à Presidência da República tinha uma vantagem de 4 pontos sobre seu adversário direto, o petista Luís Inácio Lula da Silva e divulgava uma cartilha denominada As 5 metas de Fernando Henrique, em que eram apresentadas 50 questões que deveriam receber maior atenção por parte do governo e que compunham sua plataforma eleitoral.

Na área de segurança: a cooperação entre a Polícia Federal e as Forças Armadas com as polícias estaduais na repressão ao crime organizado; a ação da Polícia Federal na repressão ao contrabando de armas e tráfico de drogas; a ação da Receita Federal no combate à sonegação de impostos e na investigação do narcotráfico, corrupção, contrabando e abuso de poder econômico; reforma e ampliação dos presídios; justiça rápida e eficaz para todos.

Em relação ao emprego: pregava o controle da inflação para incentivar investimentos; incentivo a atividades geradoras de empregos (agricultura, turismo, infra-estrutura e casas populares); créditos e incentivos para micro, pequenas e médias empresas, cooperativas e associações de produtores; criação de um programa nacional de empregos; estímulo à livre negociação e ao contrato coletivo de trabalho; aumento real do salário mínimo e regulamentação da participação dos empregados nos lucros das empresas.

Para a agricultura: cesta básica barata; programas de apoio aos pequenos produtores; aumento da produção de alimentos; aumento em 50% da área irrigada; reforma agrária responsável; investimento em transporte, comunicação e eletrificação rural.

Na área da saúde: prioridade à prevenção das doenças; recuperação de hospitais e postos de saúde pública; garantia de financiamento permanente e aumento de recursos; combate à corrupção; implantação definitiva do SUS, com municipalização de saúde e participação dos cidadãos na fiscalização; fornecimento de medicamentos essenciais pela rede pública.

Em relação à educação: adoção de critérios de distribuição de recursos, premiando estados e municípios com melhores resultados na educação básica; escola para todas as crianças entre 7 e 14 anos; atuar junto a estados e municípios para melhorar os salários dos professores de primeiro e segundo graus; municipalização da merenda escolar.

Na equipe que trabalhava por sua candidatura, Fernando Henrique contava com nomes que depois viriam a compor seu staff, como Sérgio Motta, que foi o tesoureiro da campanha (já tinha exercido essa função na campanha pela Prefeitura de São Paulo) e tornou-se ministro das Comunicações, e o economista Paulo Renato, responsável pelos discursos e temas da campanha, que recebeu a pasta da Educação. Além deles, a jornalista Ana Tavares, o ex-prefeito de Belo Horizonte Pimenta da Veiga e o economista Eduardo Jorge compunham o círculo mais próximo do candidato.

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