Projeto Escola Pública na Rede

Trata-se de projeto integrado a ser desenvolvido entre o Governo do Estado de São Paulo e o Grupo Telefônica para disponibilizar às escolas da rede pública do Estado de São Paulo os meios de telecomunicações necessários para que o governo, através da Secretaria da Educação, possa proporcionar às escolas acesso à tecnologia dainformação - Internet - e a informações próprias através de seus bancos de dados.

A implantação dessa rede de telecomunicações possibilitará o desenvolvimento de projetos pedagógicos envolvendo estudos e pesquisas por parte dos alunos, professores e da comunidade escolar, além de proporcionar aos mesmos o conhecimento da informática através dos trabalhos a efetuar.

Serão 2.170 escolas que já possuem salas de informática e 38 núcleos regionais de tecnologia em educação (NRTE´s) localizados em aproximadamente 500 municípios que estarão interligados entre si, ao mundo da tecnologia da informação e à própria Secretaria da Educação através dos meios a serem disponibilizados pela Telefônica.

Para essa finalidade a Telefônica vai levar a tecnologia de ponta, o que há de mais avançado em telecomunicações, a serviço da educação, instalando em todas as escolas envolvidas no projeto, nos NRTE´s e na própria Secretaria, acessos dedicados de alta velocidade, através dos serviços Speedy da Rede IP (Protocolo de Internet), variando de512 Kbps a 64 Kbps, possibilitando várias transações, como baixa de arquivos, consultas a bases de dados e, inclusive, possibilidade de transmissão de imagens dinâmicas, permitindo ao Governo do Estado e à Secretaria da Educação o desenvolvimento de projetos pedagógicos entre as escolas.

Como ganho adicional, as linhas telefônicas que atendem as escolas ficarão disponíveis para que o governo possa, através da tecnologia da informação, implantar rotinas e processos administrativos entre as escolas, a Secretaria da Educação e o próprio Governo do Estado.

A instalação da rede de telecomunicação pela Telefônica está estimada para se completar até final do ano 2.001 e será implantada em 3 etapas.

Na primeira etapa, a ser executada no decorrer do exercício de 2000, será elaborado o Projeto Detalhado de Execução do Programa, assinado o Convênio entre o Grupo Telefônica e a Secretaria de Estado da Educação e será implantado um Projeto Piloto em 100 unidades educacionais a serem definidas pela Secretaria da Educação em conjunto com a Telefônica.

Nesta etapa, todas as despesas referentes à elaboração do Projeto e implantação da infra-estrutura nas 100 escolas selecionadas serão de responsabilidade da Telefônica. Não serão cobradas inclusive taxas de instalação e nem tarifas pela utilização dos serviços neste período. A segunda etapa compreenderá a implantação do Projeto em 400 unidades a serem executadas até abril de 2001. A terceira etapa compreenderá a implantação do Projeto Definitivo nas 1.670 unidades restantes e será executada até dezembro de 2001.


A viabilização desse Projeto será possível porque a Telefônica está implantando em todo o Estado de São Paulo uma infra-estrutura de rede de alta velocidade e a mais moderna tecnologia de acesso à Internet denominado Serviço Speedy da Rede IP. Serão investidos até o final de 2000, 300 milhões de Reais na implantação desta rede. Parte destes recursos estão sendo antecipados para atendimento deste Programa.

O portal Terra também estará participando desse empreendimento, disponibilizando acesso grátis à Internet, além de e-mail para alunos e professores, hospedagem para Web site das escolas, conteúdo pedagógico e apoio técnico para professores e alunos num período inicial.

página anterior <<<
>>> próxima página



Copyright © 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.