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Vivo lança franchising para levar fibra a mais cidades

Telefônica passa a franquear sua marca e experiência na expansão de banda larga por fibra; modelo de negócio chega ao mercado como Terra

4 nov 2019 - 12h46
(atualizado às 16h40)
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O projeto de expansão da rede FTTH (fibra) da Vivo para levar internet de ultravelocidade para mais cidades do País terá um impulso adicional com o novo modelo de negócio adotado pela empresa. A partir de agora, a Telefônica (dona das marcas Vivo e Terra) passa a franquear sua marca e experiência na expansão de banda larga por fibra, ampliando sua capilaridade por meio de parceiros, e possibilitando a oferta de uma internet de qualidade a pequenas operações.

Foto: Nacho Doce / Reuters

Como franqueadora, a Vivo oferece todo o conhecimento técnico na implementação de uma rede de fibra e experiência na comercialização de seus produtos e serviços. O franqueado passa a utilizar toda capacidade técnica da empresa, bem como a força da marca e qualidade da Vivo Fibra (banda larga de ultravelocidade).

Esse novo modelo de negócio chega ao mercado como Terra, conectado por Vivo Fibra. A escolha do Terra para liderar essa expansão ocorreu pelo poder e pela relação que a marca tem com internet e tecnologia há mais de vinte anos.

O projeto foca em cidades de 20 mil a 50 mil habitantes, além de municípios ou bairros periféricos de grandes centros urbanos. Com a iniciativa, a Vivo pode somar mais de 1 milhão de domicílios cobertos com fibra, pelos franqueados, aos 15 milhões já previstos pela expansão própria da companhia, até o final de 2021. Atualmente, a Vivo continua com cerca de 10 milhões de domicílios cobertos em 154 cidades espalhadas em todo País.

A Telefônica, além da marca Terra conectada por Vivo Fibra, oferecerá aos franqueados uma série de processos ágeis, treinamentos gerenciais e técnicos, acesso a fornecedores habilitados com preços diferenciados, call center central único, topologia de rede garantindo estabilidade e escalabilidade, saída de Internet (circuitos IP e ponto de conexão com a rede da Telefônica para acesso à Internet), e 115 mil km de backbone nacional. O franqueado será responsável pelo desenvolvimento de toda infraestrutura de rede necessária, bem como a gestão da operação, incluindo vendas, atendimento e instalação.

"A demanda da população é por internet, e a Vivo é a única empresa da América Latina a investir fortemente em um projeto de fibra, promovendo uma experiência única a seus clientes”, explica o gerente sênior de Franquias da Vivo, Fernando Duschitz.

“Esse novo modelo de negócio da Vivo é uma oportunidade para empresas e investidores que querem entrar neste mercado, como também para aqueles que já atuam como provedores, se beneficiarem da força da marca Terra, com escala da Telefônica, e qualidade da Vivo, além de toda nossa experiência na expansão da fibra, presente hoje em 154 cidades do País", explica Duschitz.

Para se tornar um franqueado, o investidor passará por algumas etapas normais de um processo de franchising, como envio de propostas, simulações financeiras, testes de aptidão etc. O investimento mínimo é de R$ 2,5 milhões, com payback estimado em quatro anos, com Taxa Interna de Retorno de aproximadamente de 30%. O contrato tem 120 meses renováveis. O investidor pode conhecer mais detalhes aqui neste link.

A expansão do novo modelo de negócio começará no dia 20 de novembro, na cidade Águas Lindas de Goiás, no interior do estado de Goiás. O município terá cerca de 80% de cobertura. A expansão continua no início do próximo ano, em mais duas cidades no Centro-Oeste. O cronograma de expansão prevê cerca de 500 localidades para os próximos três anos.

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Fonte: Redação Terra
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