PUBLICIDADE

Fobia social na comunicação: como a hipnose pode ajudar?

A hipnose tem sido uma técnica utilizada para auxiliar pessoas que têm fobia social, junto a um acompanhamento psicológico adequado.

2 ago 2021 08h00
ver comentários
Publicidade

Olá, Speaker!

Fobia social, ou ansiedade social, é um problema que se acentuou muito nos últimos meses, com a pandemia e a necessidade de estar mais tempo em casa.

Quem tem fobia social enfrenta grandes desafios quanto à comunicação: seja em situações cotidianas e, ainda mais, em apresentações ou momentos em que é preciso se expor.

A hipnose tem sido uma técnica utilizada para auxiliar pessoas que têm fobia social, junto a um acompanhamento psicológico adequado e a um treinamento em comunicação.

Siga a leitura e informe-se melhor sobre o tema!

Foto: The Speaker

Fobia social na comunicação: quais os sintomas?

A fobia social – ou transtorno de ansiedade social – é um transtorno psicológico que afeta pessoas de todas as idades. É um conceito que vem sendo muito estudado e discutido em diversas áreas, incluindo a Psicologia e a Comunicação.

Pessoas com fobia social têm grandes dificuldades de lidar com alguns contextos, como entrar em lugares cheios, fazer uma entrevista de emprego ou falar em público, por exemplo.

De maneira geral, existem dois tipos de fobia social:

- Generalizada: aqui, as pessoas sentem temor a uma grande quantidade de situações, desde as mais simples (como ir a um shopping) como outras mais complexas (uma entrevista de emprego). O medo é generalizado.

- De desempenho: neste segundo tipo, há o medo de situações que dependem do próprio desempenho em alguma tarefa. Falar em público é uma das mais comuns.

Seja qual for o tipo de fobia, esse transtorno pode ter um impacto muito negativo na qualidade de vida das pessoas e na trajetória profissional especificamente. Afinal, habilidades, como gravar vídeos ou falar em público, são muito requisitadas hoje.

Como lidar com a fobia social na comunicação?

Fobia social está diretamente relacionada à comunicação. É interessante citar que o medo de falar em público é um dos mais comuns entre os brasileiros. Contraditoriamente, essa habilidade está entre as mais valorizadas pelo mercado.

O medo de falar em público especificamente tem uma origem bem clara, na maioria das vezes: ele vem do despreparo.

O que acontece é um ciclo bastante comum: a pessoa se apresenta em público sem ter os conhecimentos necessários, tem um mau desempenho na apresentação, passa a associar a exposição a algo ruim e aumenta seus medos, suas fobias.

Para lidar com a fobia social na comunicação, é preciso, portanto:

- Aprender sobre oratória e conhecer suas técnicas básicas

- Praticar com a orientação de um profissional

- Entender seu perfil como comunicador

- Alterar a sua percepção negativa sobre falar em público

Hipnose: de que maneira pode te ajudar?

Hipnoterapia é a terapia através da prática da hipnose. Segundo Bruno Tricarico, especialista em hipnose e hipnoterapia, a realidade que uma pessoa vivencia depende de uma combinação de percepções:

- Das informações que chegam até essa pessoa

- Dos sentidos e dos pensamentos que essa pessoa tem

- Da interpretação com base em experiências passadas

- Das expectativas futuras

De acordo com Tricarico, as pessoas pensam, sentem, decidem, se comportam e reagem aos estímulos. E é justamente aqui que entra a hipnose. A hipnose é uma ferramenta para mudar a forma como alguém experimenta o mundo em que vive.

Para a fobia social, a hipnoterapia age em processos, como o de dessensibilização. Nele, a pessoa que tem fobia é exposta gradativamente aos seus medos para que, dessa forma, rompa com o impacto negativo daquilo que teme.

Como a imersão Comunicadores Inesquecíveis ajuda quem tem medo de se expor?

Nos dias 20, 21 e 22 de agosto, eu e minha equipe faremos a imersão presencial Comunicadores Inesquecíveis, em São Paulo. Serão três dias dinâmicos e com muito conteúdo sobre comunicação e oratória.

Nós sabemos o quanto o medo de falar em público prejudica o desenvolvimento de uma boa comunicação. Por isso mesmo, o Bruno Tricarico é um dos convidados da imersão e vai abordar esse medo e a hipnoterapia.

Para aplicar todas as técnicas de oratória e ter uma boa expressão, é imprescindível conseguir lidar com o medo de se expor e ter acesso a ferramentas que ajudam nesse processo.

Saiba mais sobre a imersão e garanta a sua vaga. Entre em contato comigo!

 

Fonte:

https://imersao.thespeaker.com.br/

https://www.thespeaker.com.br/fobia-social-na-comunicacao-como-a-hipnose-pode-te-ajudar/

The Speaker
Publicidade
Publicidade