3 eventos ao vivo

Como gravar vídeos pelo celular?

. É possível criar conteúdos interessantes e bem feitos utilizando o celular. Como? É o que falo na nossa conversa de hoje. Vamos lá?

1 jul 2020
07h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Olá, Speaker!

É inegável que os vídeos tomaram conta da internet, sobretudo das redes sociais. Se, a um tempo atrás, ficavam restritos a sites especializados, hoje estão em praticamente todos os canais de comunicação digitais.

Por tudo isso – e pela alta capacidade de engajamento que possuem –, os vídeos também passaram a fazer parte do dia a dia corporativo. Tanto na web, para dialogar com clientes, quanto na área interna, isto é, na comunicação entre profissionais.

Não é preciso ter uma super câmera ou um super estúdio para gravar bons vídeos. É possível criar conteúdos interessantes e bem feitos utilizando o celular. Como? É o que falo na nossa conversa de hoje. Vamos lá?

Foto: Shutterstock

Por que saber gravar vídeos pelo celular?

Como costumo dizer, a comunicação não é algo estático: ela se altera conforme a sociedade muda. Os vídeos, hoje, fazem parte da nossa cultura e, por isso mesmo, é preciso saber gravá-los. Acredite: cedo ou tarde, você irá precisar dessa habilidade.

Vejamos, então, alguns cuidados e técnicas para gravar vídeos pelo celular:

Tenha um roteiro

Ter um roteiro com a mensagem que você quer transmitir é determinante para criar um bom conteúdo. Ao fazer isso, você pode selecionar informações e trechos relevantes e excluir ou diminuir outros que não devam ter o mesmo destaque.

Um roteiro é, ademais, uma excelente ferramenta para a hora da gravação. Ler a sua fala integralmente ou decorar totalmente o conteúdo são opções perigosas. Afinal, nessas duas situações, a espontaneidade do comunicador é prejudicada.

O roteiro pode ser facilmente consultado, sem interferir no contato visual e sem atrapalhar a naturalidade com a qual você se comunica.

Adapte o conteúdo ao formato digital

Na hora de planejar o conteúdo, é imprescindível adaptá-lo ao formato digital, ou seja, para ser transmitido através de um vídeo. Os vídeos geralmente são curtos e, por isso mesmo, necessitam de objetividade.

Outro quesito central é compreender que um vídeo precisa ser chamativo do começo ao fim. Em outras palavras, é preciso prender a atenção da audiência em cada frame. Para conseguir isso, a etapa de planejamento é determinante.

Pratique a sua fala antes de publicar o vídeo

Um erro comum é ir logo apertando o botão de gravar e publicar a primeira versão do vídeo que foi filmado. Antes disso, praticar a performance algumas vezes fará com que o resultado seja muito melhor.

Ao praticar, você se familiarizará com o conteúdo e também com a parte visual. Poderá ver como gesticular em cada parte, para onde olhar, quando sorrir, quando pausar...

Tudo isso pode até parecer apenas um detalhe, mas interfere na qualidade do vídeo e em como ele será recebido pela audiência.

Dê atenção para a parte técnica

Se compararmos o celular com outros dispositivos, como as câmeras profissionais, haverá disparidades entre um e outro. Existem modelos de celular com câmeras e microfones excelentes. Mesmo nesses casos, é preciso seguir alguns cuidados:

- Limpe a lente para garantir uma imagem nítida

- Procure um local que tenha uma boa acústica, sem interferências externas

- Filme na horizontal

- Dê atenção para a luz

- Capriche no enquadramento, posicionando a câmera de modo que possa gesticular

- Utilize um tripé

- Faça as edições necessárias

Os sete cuidados acima permitem que a imagem e o som feitos pelo celular tenham qualidade técnica. É importante destacar que essa parte técnica não deve ser subestimada.

Um vídeo com um excelente conteúdo pode não ter o alcance necessário se a imagem não for nítida ou se o áudio não for claro o suficiente. Da mesma forma, equívocos na luz ou no enquadramento podem comprometer bastante a qualidade do material.

 

Para muitos profissionais, produzir vídeos é algo novo. No entanto, essa já é uma habilidade chave e é indispensável conhecê-la e aprimorá-la. Se bem feitos, os vídeos são ferramentas altamente eficazes e aplicáveis em diferentes contextos.

Precisa de ajuda para aprimorar sua comunicação e gravar bons vídeos? Fale com a minha equipe! 

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

Veja também:

Black Friday: Guia dos melhores rótulos de vinhos
The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade