1 evento ao vivo

Como fazer uma apresentação imbatível de 15 minutos?

É possível fazer uma apresentação eficaz de apenas 15 minutos? Sim! Neste artigo, listamos algumas técnicas!

23 jan 2019
07h00
  • separator
  • comentários

Olá, Speakers!

As apresentações em público podem ter diversas durações, dependendo do contexto, do evento, do assunto abordado e até mesmo das preferências do comunicador.

Ainda assim, é preciso ter em mente que a tendência é, hoje, que as apresentações não se estendam por muito tempo, já que as pessoas têm dificuldades em prestar atenção em exposições orais muito longas.

O modelo TED, hoje o mais usado em todo o mundo, propõe apresentações de até 18 minutos. Outras situações de exposição de fala, como mostras de trabalho ou projetos, tendem a não ultrapassar os 15 minutos.

É possível fazer uma apresentação eficaz de apenas 15 minutos? Sim! Neste artigo, listamos algumas técnicas para uma apresentação imbatível que não ultrapasse esse tempo. Confira!

Foto: Shutterstock

Otimize o conteúdo através de um roteiro para a sua apresentação

Para uma apresentação em público, o passo inicial é definir o tema central que será abordado. A partir dele, será necessário buscar o máximo de informações possíveis, atualizando os dados que você tem sobre o tema, procurando opiniões de outros especialistas, números e o que mais acrescentar à sua apresentação.

Com todo esse leque de conteúdo, a exposição oral duraria MUITO tempo e, pior que isso, não cumpriria o seu papel: por ser muito longa, as pessoas não assimilariam o conteúdo e poderiam se cansar antes de chegar ao ápice da sua fala.

Por essa razão, nas etapas prévias a uma apresentação em público, está o momento de pensar em um roteiro, otimizando, assim, o que será dito, estabelecendo prioridades e, se necessário, cortando dados e informações excessivas.

Com esse roteiro, você terá uma ideia clara do que falar, garantindo, com isso, que os 15 minutos da sua apresentação sejam bem aproveitados, sendo úteis tanto para você quanto para o seu público.

Esteja atento para o uso de slides

O uso de slides pode ser uma ferramenta que impulsiona ou que prejudica uma apresentação, dependendo da forma como o comunicador opta por inserir esse recurso na sua fala.

Muitas vezes, por medo de esquecer algum trecho ou pela ansiedade de transmitir o máximo possível de informações, os slides ficam sobrecarregados com textos longos e o comunicador acaba lendo esses textos, o que, na prática é um grande erro.

Ao ler os textos longos dos slides, o tempo da apresentação é pouco aproveitado, já que o público raramente consegue prestar atenção em uma apresentação em que o comunicador lê os slides. Sendo assim, se você quer fazer uma exposição imbatível de 15 minutos, use os slides de forma consciente. Ou não os use.

Outras técnicas para uma boa apresentação de 15 minutos

Vejamos alguns cuidados e técnicas para apresentações curtas:

- Evite frases muito longas: frases mais curtas e diretas são mais eficazes, especialmente em apresentações de 15 minutos ou menos;

- Se usar slides, prefira imagens a textos;

- Organize a sua fala em introdução, desenvolvimento e conclusão. No desenvolvimento, utilize tópicos para separar cada tema a ser abordado;

- Lembre-se da sua linguagem não-verbal: a comunicação não está apenas no que dizemos através de palavras, mas também, e em grande parte, no que expressamos através da linguagem não-verbal (gestos, olhares, expressões faciais). Em apresentações curtas, saber como usar esse tipo de comunicação é uma estratégia importante.

- Pratique a sua fala com antecedência: quanto mais familiarizado com a sua fala, melhor – e mais dinâmica – será a apresentação. Sendo assim, dedique um tempo para praticar, de preferência, em voz alta.

 

A ideia de que uma apresentação em público, discurso ou palestra precisam ser longos já ficou para trás. Hoje em dia, é evidente que a velocidade com que as pessoas consomem informações é alta, e parece haver uma certa impaciência em relação a tudo o que demanda mais tempo.

Quando você puder escolher, opte por apresentações mais curtas, de até 18 minutos. Lembre-se de estar atento para tudo o que falamos na nossa conversa de hoje, especialmente as técnicas para apresentações mais curtas.

A melhor maneira de se preparar para apresentações e outras situações de exposição de fala é aprimorando as habilidades cotidianas de comunicação. Pense nisso!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
  • separator
  • comentários
publicidade