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Vida de Empreendedor

Jornalista de afiliada da Globo cria marca de roupas com foco na identidade racial: ‘Meu lugar na moda’

Lucas Almeida é repórter na TV Bahia e também criador da marca de camisas e acessórios Pretu Massa

8 nov 2024 - 05h00
(atualizado às 05h01)
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Lucas Almeida decidiu usar o seu rosto de inspiração para a identidade visual da marca
Lucas Almeida decidiu usar o seu rosto de inspiração para a identidade visual da marca
Foto: Rebeca Moreno

Quem é telespectador da TV Bahia, afiliada da Globo no Estado, muito provavelmente já se deparou com o rosto de Lucas Almeida, de 28 anos, repórter da emissora. É um homem negro, que usa uma barba grande e o cabelo raspado na lateral. Essa descrição pode ser feita a muitos jovens de sua idade, e, por isso, também se tornou identidade visual da marca de roupas que criou, a Pretu Massa.

“Nosso foco é nessa juventude negra. Acho que tanto a juventude periférica, mas uma juventude que consegue acessar outros espaços. Acho que isso reflete em mim também. Eu sou um cara de periferia, mas que por conta da comunicação consigo acessar outros espaços também. Mas estou buscando a minha forma de me vestir, estou buscando o meu lugar nessa coisa da moda”, conta ao Terra.

A Pretu Massa nasceu originalmente em 2017, por uma necessidade de gerar outra renda para ele e sua então namorada, hoje esposa, Joana --que estava deixando o trabalho. Todo esse cenário foi a inspiração para Lucas criar uma marca de camisas com frases, numa estética que combinava com a dele.

O casal Joana Montes e Lucas Almeida criou a marca Pretu Massa
O casal Joana Montes e Lucas Almeida criou a marca Pretu Massa
Foto: André Jesus

Aos poucos, o projeto ganhou contornos mais sólidos e, além de vender camisas, promovia rodas de conversa e desfiles em Cruz das Almas, cidade no Recôncavo baiano, onde Lucas nasceu.

“A gente colocava pessoas que nunca se imaginaram pisando numa passarela, em ver o seu corpo como um corpo que pudesse estar se colocando como modelo. Foi muito bacana entender o que a Pretu estava construindo”, afirma.

Moda agênero

É verdade que os desenhos da Pretu Massa são feitos por um homem e dialogam com ele. De certa forma, a ideia é que homens comecem a entender seus próprios estilos, já que a moda historicamente sempre foi vista pelo viés feminino.

“A proposta esse momento é de trazer esses outros homens para pensar sobre essa estética, como eles querem se ver no mundo, como eles querem se apresentar para o mundo também. Acho que eu estou vivendo essa descoberta de encontrar meu estilo, de entender meu estilo, de pensar como que eu me posiciono para o mundo através dessa roupa”, considera Lucas.

Ainda assim, ele afirma que as camisas e acessórios da marca não possuem distinção entre feminino e masculino. Para Lucas, “a moda está para todo mundo”.

O repórter relembra, inclusive, que no desfile de lançamento da marca, lá em 2017, uma modelo trans subiu na passarela. "Falar de um corpo desse em Cruz das Almas, que é no interior, foi um choque para muitas pessoas. Mas eu acho que é muito para refletir sobre esses corpos que são diversos e que podem vestir”, diz. 

Relançamento

A Pretu Massa passou por um tempo sem novas criações, mas com peças ainda sendo vendidas nas lojas colaborativas no interior da Bahia. Em 2020, Lucas foi chamado para ser repórter na TV Bahia, precisou se mudar para Salvador e deixou em pausa o seu empreendedorismo com propósito.

Agora, quatro anos depois, ele está relançando a marca, que chega à capital baiana de forma virtual, a princípio.

Nessa pequena grande jornada, Lucas reflete sobre a importância de sonhar. Estar na TV foi por muito seu sonho. Agora, com esse sonho já realizado e encaminhado, chegou o momento de se voltar para o sonho de ter algo para chamar de seu.

“É muito importante você tirar esse sonho da gaveta. Durante esse tempo, eu tive que deixar esse sonho lá um pouco abafado, pausado, por conta das minhas novas demandas. Mas eu acho que eu tive também essa coragem de retomar, de retornar, apesar dos desafios que continuam”, considera.

Fonte: Redação Terra
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