PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ter funcionários 50+ pode aumentar receita da empresa, diz estudo

Estudo diz ainda que esses profissionais são capazes de reduzir os custos de rotatividade, trazer orientação, expertise e equilíbrio

29 out 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Uma pesquisa da Society for Human Resource Management (SHRM) concluiu que trabalhadores com mais de 50 anos podem aumentar a receita da companhia em 3%, reduzir os custos de rotatividade e trazer orientação, expertise e equilíbrio para o ambiente de trabalho.

"'Você é teimoso, é difícil, só quer fazer as coisas do seu jeito'. Esses são alguns dos preconceitos enfrentados pelas pessoas mais velhas, como se elas não tivessem mais autonomia para decidir como desejam viver", afirma Mirian Goldenberg, antropóloga, escritora e embaixadora da Kimberly-Clark, que estuda a questão do envelhecimento e da felicidade há mais de 30 anos.

Apesar de representar mais de um terço da população mundial e ser responsável por metade do consumo global, ainda existem estereótipos equivocados associados aos adultos 50+. O preconceito etário, conhecido como etarismo, está presente em diversas situações cotidianas, conforme aponta o estudo Tsunami Latam, realizado por um grupo de pesquisa focado nessas gerações. De acordo com os dados levantados pela pesquisa, 31% dos adultos com mais de 50 anos declaram ter sentido algum tipo de discriminação devido à sua idade.

A própria Kimberly-Clark convida à reflexão destacando três dos principais preconceitos relacionados à idade, buscando começar a mudar essa imagem que existe sobre pessoas mais maduras:

São pessoas dependentes

Erroneamente acredita-se que eles não podem continuar ativos no mercado de trabalho, voluntariado ou oferecendo algum serviço para seu sustento. 

"No mercado de trabalho, você é considerado velho e incapaz desde muito cedo, mesmo antes de envelhecer. Quando você tem mais de 40 anos, as dificuldades de encontrar emprego aumentam. As pessoas mais velhas estão sendo, de certa forma, excluídas do mercado", diz Mirian. 

No entanto, de acordo com o estudo, 73% da população com mais de 50 anos já está planejando sua aposentadoria e independência financeira durante essa fase. Eles buscam gerenciar seus ganhos e despesas, pois acreditam que durante toda a vida foram financeiramente independentes, e essa fase não deve ser diferente.

Não são habilidosos com a tecnologia

Os latino-americanos com mais de 65 anos também estão conectados. Na verdade, 9 em cada 10 têm um smartphone e, além de fazer chamadas (93%), eles o usam para verificar seus e-mails (80%), buscar informações na internet (74%), acessar suas redes sociais (71%) e o banco (57%). Inclusive, 8 em cada 10 idosos estão online diariamente e 67% fizeram compras online no último ano.

Não querem aprender

Estudar e aprender coisas novas são geralmente associados à juventude, mas não existe uma idade para começar a estudar. Na verdade, 73% dos adultos com mais de 45 anos buscam estudar e aprender sobre novos temas e se manterem atualizados constantemente.

"Acreditamos que a idade não define quem somos e trabalhamos para que não seja uma limitação. Estamos comprometidos em eliminar os preconceitos em relação à idade. Buscamos empoderar nossos consumidores em cada fase de suas vidas. Queremos fazer parte da construção de um futuro em que a idade seja celebrada e reconhecida em toda a sua essência", afirmou Maria Toffoli, diretora de marketing da categoria de adultos da Kimberly-Clark na América Latina.

De acordo com o estudo, 45% dos adultos com mais de 50 anos acreditam que as empresas, governos e marcas não consideram os consumidores de sua faixa etária, conforme dados fornecidos pelo estudo. No entanto, eles continuam sendo um dos grupos mais ativos e com maior poder econômico na América Latina. Diante disso, é importante questionar como é possível que a população que mais está crescendo no mundo ainda seja considerada como cidadãos e consumidores invisíveis.

É fundamental contribuir para erradicar a ideia de que existe uma idade para aprender, experimentar coisas novas ou fazer algo pela primeira vez. A maturidade é uma conquista e inevitável, e o mais importante é que existem muitas novas maneiras de viver a vida adulta em plenitude.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade