0

Santander lança oferta para comprar subsidiária brasileira

Aquisição pode chegar a 4,7 milhões de euros

29 abr 2014
08h02
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
<p>Oferta do espanhol Santander é para comprar 25% das units do Santander Brasil que ainda não detém</p>
Oferta do espanhol Santander é para comprar 25% das units do Santander Brasil que ainda não detém
Foto: Sergio Moraes / Reuters

O espanhol Santander, maior banco da zona do euro, disse nesta terça-feira que lançou uma oferta para comprar 25% das units do Santander Brasil que ainda não detém.

A aquisição, que pode chegar a 4,7 bilhões de euros (US$ 6,51 bilhões), será paga com novas ações do Santander e acionistas existentes receberão um prêmio de 20% sobre o preço de fechamento dos papéis do Santander Brasil.

O grupo espanhol informou que não planeja deslistar as ações da unidade brasileira das bolsas de São Paulo e Nova York.

O Santander tem cerca de 40% de seu lucro na América Latina e o Brasil representou 20% do lucro líquido da instituição no primeiro trimestre do ano.

"Esta oferta demonstra a confiança do Santander no Brasil e em sua subsidiária neste mercado, bem como seu potencial de crescimento no longo prazo", afirmou o banco espanhol em comunicado.

O Santander também informou mais cedo que o lucro líquido da divisão no primeiro trimestre tombou 10% em relação ao mesmo período do ano passado, para 364 milhões de euros, apesar de ter havido melhora de 24% na comparação com os últimos três meses de 2013.

O lucro geral do grupo Santander subiu 8% no primeiro trimestre, para 1,3 bilhão de euros, ligeiramente abaixo do 1,36 bilhão de euros previsto em pesquisa da Reuters com analistas.

Como parte da aquisição da fatia remanescente no Brasil, o Santander afirmou que vai emitir cerca de 665 milhões de ações, equivalente a cerca de 5,8% de seu capital, para pagar pela operação, se todos os acionistas minoritários aceitarem a oferta.

Veja também:

Senadora Simone Tebet (MDB-MS) defende representatividade mínima de 30% de mulheres na direção dos partidos
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade