Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ministro Mauro Vieira diz que Itamaraty prepara reposta a tarifaço dos EUA até dia 18

Resposta também vai incluir Seção 301 da Lei de Comércio

5 ago 2025 - 11h35
(atualizado às 12h21)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O ministro das Relações Internacionais, Mauro Vieira, disse que o Itamaraty continua mobilizado contra o tarifaço imposto pelos EUA ao Brasil e que o governo está coordenando uma resposta a ser apresentada até o dia 18 de agosto.

"Sobre a investida da Seção 301 da Lei de Comércio norte-americana, que questiona o nosso Pix e outras práticas brasileiras absolutamente legítimas, gostaria de informar que o Itamaraty está condenando a preparação da resposta a ser apresentada pelo governo brasileiro no próximo dia 18 de agosto", afirmou o ministro na abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, no Palácio Itamaraty.

Em meados de julho, Trump determinou uma investigação de atos, políticas e práticas do governo brasileiro relacionados ao comércio digital e serviços de pagamento eletrônico. Além disso, serão investigadas tarifas preferenciais; interferência anticorrupção; proteção da propriedade intelectual; e desmatamento ilegal que supostamente oneram ou restringem o comércio dos EUA, segundo o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês).

"O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social sustentável agrega talentos, experiência e articulação. Representa a independência, a força e o dinamismo do povo brasileiro. Será, não tenho dúvidas, instância estratégica no amplo esforço de defesa da economia nacional e do direito soberano do Brasil de definir o seu próprio destino", afirmou.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade