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Histórias Inspiradoras

Dos palcos e brinquedos para as panelas: irmãos lançam franquia inovadora de massa no copo

Entre Salvador e Gramado, Magno e Dalmo Santana uniram sabor, qualidade e agilidade

18 out 2024 - 06h21
(atualizado às 07h17)
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Resumo
A rede Massa no Copo foi idealizada pelos irmãos Dalmo e Magno Santana, que abriram sua primeira unidade em Gramado, no Rio Grande do Sul, e agora almejam expansão para todo o Brasil.
Aglay José de Carvalho, sócio-investidor e diretor financeiro, Dalmo e Magno Santana, sócios-fundadores da Massa no Copo
Aglay José de Carvalho, sócio-investidor e diretor financeiro, Dalmo e Magno Santana, sócios-fundadores da Massa no Copo
Foto: Divulgação

Foi voltando de madrugada de uma viagem de negócios que Dalmo Santana, irmão caçula de Magno, teve a ideia que mudaria a vida dos dois. Com fome, perguntou à esposa se tinha algo para comer e, como resposta, descobriu que tinha uma massa na geladeira, armazenada num pote similar a um copo. Foi ali que pensou o quão prático era poder saborear uma boa gastronomia italiana numa embalagem como aquela. Os anos passaram e o casal mudou de Salvador para Gramado, no Rio Grande do Sul. Ainda com aquela ideia em mente, Dalmo abriu para os irmãos o que um dia tinha pensado. Ao ouvir o caçula, Magno, que mora na capital baiana, acreditou no potencial do negócio, mergulhou em pesquisas de mercado e investiu na criação da marca Massa no Copo. Agora, quatro anos depois da inauguração da primeira unidade, a rede passa a integrar a 300 Ecossistema de Alto Impacto, vislumbra um mercado com até 100 unidades até o final de 2025.

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Foi em 2010 que Dalmo visualizou a primeira oportunidade e, mesmo na ocasião tendo pesquisado sobre o mercado, foi compartilhar com os irmãos somente seis anos depois. Após mais pesquisas, procura por investidor e desenvolvimento de receitas, embalagem e layout da loja, tudo realizado entre a dupla de irmãos que viviam separados por uma distância superior a três mil quilômetros, a Massa no Copo foi lançada oficialmente em outubro de 2020 na cidade de Gramado.

A perspectiva inicial era excelente: o negócio unia a culinária estrangeira mais amada pelo brasileiro com praticidade e conveniência, atributos essenciais nos dias de hoje. Porém, em plena pandemia e o comércio operando de portas fechadas, a cidade turística da Serra Gaúcha viu seu movimento despencar. Sem pessoas nas ruas, sem turistas movimentando a região e um delivery ainda não totalmente fortalecido, a Massa no Copo nasceu já precisando enfrentar uma crise. 

Em 2022 abriram a segunda unidade, em Chapecó (SC), e, em 2023, a terceira, em Campinas (SP). As duas novas lojas trouxeram o entusiasmo que a dupla precisava para seguir em frente. Os irmãos dividiam as expertises, com Dalmo na área operacional, e Magno atuando em planejamento e marketing, mas ainda faltava mais um elo na sociedade empreendedora da rede. Pensando em fortalecer a gestão, convidaram como sócio Aglay José de Carvalho Souza, que com experiência na área financeira, chegou para somar forças rumo à expansão da marca.

Foi então, em 2023, com esse novo olhar, que a loja conceito mudou de endereço e foi para a capital gaúcha, Porto Alegre. Agora, em 2024, passa a integrar a 200 Ecossistema de Alto Impacto, dos sócios Leonardo e Leandro Castelo, que abraçaram o negócio e projetam dar um novo ritmo, levando  a Massa no Copo para todas as regiões do Brasil.  

Um sonho de criança

Foi aos 13 anos que Dalmo tomou atitudes para lá de inusitadas. Ele foi sozinho até um empresário do ramo madeireiro pedir para receber os refugos de madeira, peças que naturalmente não podem ser utilizadas no processo de produção. Convidou uns amigos, ofereceu sociedade e abriu uma fábrica de brinquedos pedagógicos de madeira. O negócio expandiu, mas, como estava atrapalhando os estudos, parou a pedido do pai. Alguns anos depois, chegou a revender polpa de fruta em Salvador e cogitou abrir uma fábrica de skate.

Mas foi durante a faculdade, cursando administração de empresas, que o rumo mudou e o jovem adentrou na carreira corporativa. Ele tocou alguns projetos paralelos e chegou a abrir uma consultoria voltada para loyalty marketing na capital baiana em 2002, mas seu lado executivo sobressaiu até 2020, quando deixou de vez o escritório para se dedicar ao negócio próprio. 

Enquanto o caçula investia nos próprios empreendimentos, o primogênito começou a trabalhar com o pai no negócio da família, a típica lojinha de alguns anos atrás (aquelas que vendiam de tudo e ainda tiravam cópias e plastificavam documentos). Guitarrista e vocalista de uma banda de heavy metal e apaixonado por genética, Magno cursou biologia e, após uma breve passagem como funcionário de banco, adentrou em projetos de mapeamento de cromossomos. Atuou também com biomonitoramento ambiental, participou do projeto do primeiro bebê em reprodução assistida em laboratório do Nordeste e foi convidado a ensinar e a estruturar um laboratório de biotecnologia no Senai.

Porém, o biólogo e músico nas horas vagas se encantou com um projeto completamente novo na época, de educação à distância, que mudou para sempre o rumo da vida dele. A partir de então, a carreira se direcionou para marketing e construção de marcas. Chegou a montar a própria agência, que manteve por 20 anos, até se desligar em 2020 e se dedicar ao negócio próprio, dessa vez junto do irmão. 

Hoje, a Massa no Copo vive uma nova fase, de crescimento acelerado a partir da entrada da 300 Ecossistema de Alto Impacto. Com estudos de mercado que apontam um potencial de expansão significativo em todo o Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Sul, a perspectiva é tracionar o negócio nos próximos meses e chegar até o fim de 2025 com 100 operações vendidas e com faturamento de R$ 100 milhões.

Com um mix de produtos variados, que inclui bruschettas, piadinas e saladas, o carro chefe é mesmo a massa. São sete tipos disponíveis: spaghetti, tagliatelle, pappardelle, penne, fusilli, gnocchi e tortèi; combinadas com nove diferentes molhos, com a possibilidade de mesclar dois, e ingredientes preparados na hora e montados diretamente na embalagem biodegradável. Há opções veganas, vegetarianas e sem glúten também, um compromisso que os irmãos adotaram de atender bem a todos. Afinal, uma das comidas mais amadas pelo brasileiro merece ser democratizada e bem apreciada. 

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