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Franquias

Ele trabalhou de mototáxi e o amigo vendendo cocada; hoje faturam R$ 210 milhões com franquias

Bruno Sgutt e Danilo Lopes são os sócios fundadores da LFB Franchising

14 jul 2025 - 06h19
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Resumo
Bruno Sgutt e Danilo Lopes, fundadores da LFB Franchising, transformaram um começo humilde vendendo cocadas e fazendo bicos em um grupo de franquias com faturamento anual de R$ 210 milhões.
Foto: Divulgação

“Já vendemos gelinho, pequi e milho em banquinhas. Eu trabalhei de mototáxi e o Danilo no estacionamento de um banco, fazendo bicos depois do horário, além de vender cocadas”, lembra Bruno Sgutt.

Essa frase resume bem o espírito inquieto e batalhador que move os dois amigos por trás da LFB Franchising, holding que administra as redes de franquias La Fruta Açaí, La Brasa Burguer e Panda Clean, e soma um faturamento de R$ 210 milhões ao ano.

A história de Bruno Sgutt e Danilo Lopes começou nas ruas de São José do Rio Preto (SP), onde foram criados em bairros periféricos e sempre buscaram formas criativas de garantir um trocado a mais no fim do mês.

Amigos desde a época do colégio, os dois empreendedores seguiram caminhos paralelos antes de juntarem forças. Em 2017, Danilo, que havia se mudado para Caldas Novas (GO) para trabalhar com o pai vendendo cocadas, ligou para Bruno com uma proposta: tinha economizado R$ 15 mil e queria abrir um negócio. “Eu trabalhava na comercialização de franquias, topei na hora”, comenta Bruno.

La Fruta Açaí: início

A chance veio em São José do Rio Preto, quando um ponto comercial que abrigava uma loja de açaí ficou disponível. O valor? R$ 20 mil. “Demos R$ 10 mil e a minha moto como entrada. Parcelamos os R$ 5 mil restantes e ainda ficamos com um pequeno caixa para começar”, lembra Bruno. Assim nasceu a primeira marca do grupo: a La Fruta Açaí.

Com Bruno ainda trabalhando na franquia onde atuava como vendedor, Danilo assumiu a operação do novo negócio. O sucesso veio rápido. Em apenas sete meses, a loja chamou atenção do chefe de Bruno, que ofereceu um aporte de R$ 200 mil para transformar a operação em franquia. A formatação veio em seguida e, pouco depois, a primeira unidade franqueada foi inaugurada no Rio de Janeiro. Hoje são 120 franquias em todo Brasil, com projeção de 20 novas unidades em 2025.

La Brasa Burger, a segunda

A vocação para empreender parecia mesmo ser genética. Um ano depois, quando o salão ao lado da La Fruta ficou vago, os sócios decidiram alugá-lo para evitar a concorrência – mesmo sem saber o que fariam com o espaço.

A resposta veio com um clássico do cardápio brasileiro: o hambúrguer. Assim nasceu a La Brasa Burger, com um blend inicial simples (sal e pimenta), mas com a promessa de qualidade. Dez meses depois, a rede também virou franquia. Hoje são 70 unidades. “Queremos expandir mais 20 lojas ainda neste ano”, diz Bruno.

Panda Clean

Em 2023, Bruno contratou a Panda Clean, uma empresa de serviços de limpeza e impermeabilização de estofados, como sofás, colchões, tapetes e cadeiras, para um serviço em casa e conheceu Matheus Bonfim, o fundador do negócio.

Impressionado com o faturamento de R$ 2.500 em um dia e meio de trabalho, Bruno viu potencial para transformar o negócio em franquia. Como já buscava um modelo de microfranquia para incluir na LFB Franchising, Bruno propôs a parceria.

Em 2024, a Panda Clean virou franquia. Com investimento inicial de R$ 30 mil, a franquia tem três perfis de franqueados: operador (que executa e vende), técnico (que executa, mas tem apoio de equipe de vendas) e investidor (que apenas gerencia o negócio com equipe contratada). Hoje, a Panda Clean conta com 70 unidades e mira 80 até o fim deste ano.

Ficha técnica La Fruta Açaí

Investimento inicial: R$ 200 mil

Taxa de franquia: R$ 40 mil

Capital de giro: R$ 20 mil

Área média para instalação: a partir de 40m²

Tipo de negócio: alimentação

Ano de fundação: 2017

Ano de fundação do franchising: 2018

Número de funcionários: 6

Número de unidades próprias: 1

Royalties: um salário-mínimo e meio

Taxa de publicidade: meio salário-mínimo

Faturamento médio mensal: R$ 90 mil

Lucro médio mensal: 20% do faturamento

Prazo médio para retorno: 24 meses

Ficha técnica La Brasa Burguer

Investimento inicial: R$ 300 mil

Taxa de franquia: R$ 60 mil

Capital de giro: R$ 30 mil

Área média para instalação: a partir de 60m²

Tipo de negócio: hamburgueria

Ano de fundação: 2018

Ano de fundação do franchising: 2019

Número de funcionários: 8

Número de unidades próprias: 01

Royalties: 2 salários-mínimos

Taxa de publicidade: meio salário-mínimo

Faturamento médio mensal: R$ 150 mil

Lucro médio mensal: 20% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 24 meses

Ficha técnica Panda Clean

Investimento inicial: R$ 30 mil

Taxa de franquia: R$ 20 mil

Capital de giro: R$ 10 mil

Área média para instalação: não tem ponto físico

Tipo de negócio: serviços de limpeza

Ano de fundação: 2017

Ano de fundação do franchising: 2024

Número de funcionários: 2

Número de unidades próprias: 15

Royalties: um salário-mínimo

Taxa de publicidade: meio salário-mínimo

Faturamento médio mensal: R$ 15 mil

Lucro médio mensal: 50% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 4 a 6 meses

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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