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Do Brasil para o mundo: dicas para internacionalizar seu negócio

Diretor de franquias com mais de 20 anos de experiência compartilha dicas para levar seu negócio para fora do Brasil

24 jul 2025 - 05h59
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Resumo
Empresários que desejam internacionalizar seus negócios devem analisar o mercado local, estruturar uma logística eficaz e adaptar sua comunicação às diferenças culturais, segundo Leonardo dos Anjos, diretor de franquias da Anjos Colchões & Sofás.
Foto: Freepik

A internacionalização tem chamado a atenção dos empresários que buscam expandir seus negócios. No entanto, esse processo envolve uma série de desafios, como a adaptação a diferentes legislações, culturas e padrões de consumo. Leonardo dos Anjos, diretor de franquias da Anjos Colchões & Sofás, rede especializada em colchões e sofás com presença consolidada pela América Latina, explica que no setor moveleiro, compreender as preferências culturais de cada mercado é essencial. 

“O design de sofás, por exemplo, vai além da estética — ele se conecta ao modo de vida, hábitos domésticos e valores culturais locais”, compartilha. 

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de operações de franquias nacionais no exterior cresceu 26,3% em 2023, para 2.175. Acompanhando essa tendência promissora, a Anjos Colchões & Sofás já soma cinco unidades no Paraguai, uma no Uruguai e, recentemente, inaugurou uma em Santiago, no Chile, mas os planos internacionais não param por aí. A marca, que tem como meta alcançar 500 lojas ativas até 2030, analisa a entrada em novos mercados internacionais, como Peru, Guiana Inglesa, Equador, Costa Rica, Portugal e México.

 Leonardo, que tem mais de 20 anos de experiência na área de franquias e levou a Anjos Colchões & Sofás para novos países da América Latina, preparou uma lista com dicas estratégicas para superar os primeiros desafios da internacionalização, confira: 

1. Faça uma análise do mercado local 

Cada país possui normas culturais, hábitos de consumo, linguagem e expectativas próprias. Por isso, é essencial mergulhar profundamente na realidade local antes de expandir. Entender o novo público e seus comportamentos pode ser o diferencial para o sucesso no mercado internacional. 

“É fundamental avaliar se a nova região tem espaço para o seu negócio se adaptar, crescer e se manter competitivo frente à concorrência local”, aconselha o empresário.

2. Tenha uma logística eficaz

Os custos e a burocracia envolvidos na importação e exportação representam desafios significativos para a operação de empresas que buscam se internacionalizar. Para garantir um fluxo contínuo de produtos — desde os fornecedores até os consumidores finais — é indispensável contar com um sistema logístico eficiente, seguro e bem estruturado.

“Antes de levar a marca para fora do Brasil, é essencial mapear detalhadamente os pontos críticos da cadeia logística, como armazenamento e coordenação entre diferentes níveis de distribuição. Além disso, oferecer uma entrega ágil, com qualidade e prazos que atendam a necessidade dos clientes locais, vai manter a empresa competitiva no mercado exterior”, comenta o diretor de franquias. 

3. Quebre as barreiras linguísticas

Superar diferenças de idioma é apenas o começo. A linguagem envolve também o tom utilizado nos canais de comunicação, no atendimento ao cliente e até na forma como os produtos são apresentados. 

“A comunicação da empresa deve refletir as características culturais e comportamentais do público-alvo no mercado internacional. Para isso, é essencial conhecer as particularidades das expressões e os valores que moldam a forma como os consumidores percebem as marcas. Ao adaptar-se aos padrões culturais da região, a empresa fortalece sua presença, transmite confiança e constrói relacionamentos mais sólidos com o novo público”, explica. 

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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