Do Brasil para o mundo: dicas para internacionalizar seu negócio
Diretor de franquias com mais de 20 anos de experiência compartilha dicas para levar seu negócio para fora do Brasil
Empresários que desejam internacionalizar seus negócios devem analisar o mercado local, estruturar uma logística eficaz e adaptar sua comunicação às diferenças culturais, segundo Leonardo dos Anjos, diretor de franquias da Anjos Colchões & Sofás.
A internacionalização tem chamado a atenção dos empresários que buscam expandir seus negócios. No entanto, esse processo envolve uma série de desafios, como a adaptação a diferentes legislações, culturas e padrões de consumo. Leonardo dos Anjos, diretor de franquias da Anjos Colchões & Sofás, rede especializada em colchões e sofás com presença consolidada pela América Latina, explica que no setor moveleiro, compreender as preferências culturais de cada mercado é essencial.
“O design de sofás, por exemplo, vai além da estética — ele se conecta ao modo de vida, hábitos domésticos e valores culturais locais”, compartilha.
De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de operações de franquias nacionais no exterior cresceu 26,3% em 2023, para 2.175. Acompanhando essa tendência promissora, a Anjos Colchões & Sofás já soma cinco unidades no Paraguai, uma no Uruguai e, recentemente, inaugurou uma em Santiago, no Chile, mas os planos internacionais não param por aí. A marca, que tem como meta alcançar 500 lojas ativas até 2030, analisa a entrada em novos mercados internacionais, como Peru, Guiana Inglesa, Equador, Costa Rica, Portugal e México.
Leonardo, que tem mais de 20 anos de experiência na área de franquias e levou a Anjos Colchões & Sofás para novos países da América Latina, preparou uma lista com dicas estratégicas para superar os primeiros desafios da internacionalização, confira:
1. Faça uma análise do mercado local
Cada país possui normas culturais, hábitos de consumo, linguagem e expectativas próprias. Por isso, é essencial mergulhar profundamente na realidade local antes de expandir. Entender o novo público e seus comportamentos pode ser o diferencial para o sucesso no mercado internacional.
“É fundamental avaliar se a nova região tem espaço para o seu negócio se adaptar, crescer e se manter competitivo frente à concorrência local”, aconselha o empresário.
2. Tenha uma logística eficaz
Os custos e a burocracia envolvidos na importação e exportação representam desafios significativos para a operação de empresas que buscam se internacionalizar. Para garantir um fluxo contínuo de produtos — desde os fornecedores até os consumidores finais — é indispensável contar com um sistema logístico eficiente, seguro e bem estruturado.
“Antes de levar a marca para fora do Brasil, é essencial mapear detalhadamente os pontos críticos da cadeia logística, como armazenamento e coordenação entre diferentes níveis de distribuição. Além disso, oferecer uma entrega ágil, com qualidade e prazos que atendam a necessidade dos clientes locais, vai manter a empresa competitiva no mercado exterior”, comenta o diretor de franquias.
3. Quebre as barreiras linguísticas
Superar diferenças de idioma é apenas o começo. A linguagem envolve também o tom utilizado nos canais de comunicação, no atendimento ao cliente e até na forma como os produtos são apresentados.
“A comunicação da empresa deve refletir as características culturais e comportamentais do público-alvo no mercado internacional. Para isso, é essencial conhecer as particularidades das expressões e os valores que moldam a forma como os consumidores percebem as marcas. Ao adaptar-se aos padrões culturais da região, a empresa fortalece sua presença, transmite confiança e constrói relacionamentos mais sólidos com o novo público”, explica.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.