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8 dicas para aumentar as vendas pelo WhatsApp

Veja como utilizar essa ferramenta para melhorar o relacionamento com os clientes e lucrar mais

5 abr 2024 - 16h30
(atualizado em 9/4/2024 às 11h06)
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O WhatsApp tem se destacado como uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas de empresas de diversos segmentos. Sua praticidade e alcance global proporcionam uma comunicação direta e instantânea com os clientes, fortalecendo o relacionamento com o público-alvo.

O WhatsApp pode ajudar na venda de produtos
O WhatsApp pode ajudar na venda de produtos
Foto: Antonio Salaverry | Shutterstock / Portal EdiCase

Por meio do aplicativo, as empresas também podem oferecer um atendimento personalizado e ágil, respondendo às dúvidas dos clientes, fornecendo informações sobre produtos e serviços e até mesmo realizando vendas.

"[O WhatsApp] pode ser um grande aliado das empresas em dois importantes momentos: na gestão de relacionamento com os clientes e na promoção de vendas de produtos/serviços pela rede", explica Randes Enes, consultor de empresas. Segundo ele, é necessário ter consistência na comunicação e estar alinhado com outros canais de comunicação.

A seguir, confira as dicas do especialista para melhorar as suas vendas no WhatsApp:

1. Não envie mensagens sem autorização

O cliente deve permitir o envio das mensagens quando informar o número de telefone no cadastro do site ou pessoalmente.

2. Não faça grupos de vendas

Não utilize mensagens de vendas em grupos. Essa ação não é bem-vista pelo cliente, pois ele não se sente exclusivo. Além disso, esse ato pode lotar a caixa com mensagens que não são relevantes para ele.

3. Envie mensagens individuais

Envie uma mensagem individual para cada cliente quando quiser realizar uma promoção ou venda do seu produto/serviço. Existem softwares de CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamentos com o cliente, que já possibilitam o envio deste tipo de mensagem para a base de clientes.

O envio de mensagens para os clientes deve ter um motivo
O envio de mensagens para os clientes deve ter um motivo
Foto: fizkes | Shutterstock / Portal EdiCase

4. Envie mensagem apenas quando necessário

As mensagens devem ter um motivo para o envio: uma promoção, o lançamento de um produto, um evento, reforço de imagem institucional, feedback sobre uma assistência técnica, atendimento pós-vendas, entre outros.

5. Cuidado com o texto da mensagem

Toda mensagem tem que seguir as regras básicas da "netiqueta", ou seja, começar o texto com uma saudação informal, mas sem tratamento íntimo. Expressões como "florzinha", "querido", "amorzinho", gírias e termos muito técnicos devem ser abolidas. Escrever sem erros ortográficos e utilizar letras maiúsculas com parcimônia.

6. Atenção com a frequência das mensagens

Mensagens diárias ou semanais representam riscos, pois rapidamente o cliente pode bloquear ou denunciar como spam. Por isso, é importante criar motivos e objetivos de marketing, que estimularão o cliente a saber mais sobre o que está acontecendo. A frequência ideal é a cada 15 dias ou quando ocorrer uma interação ativa, isto é, quando o cliente entrou em contato com a marca por iniciativa própria.

7. Mantenha o catálogo de produtos atualizado

Mantenha um catálogo atualizado dos seus produtos ou serviços para compartilhar facilmente com os clientes interessados. Utilize fotos de alta qualidade e descrições claras.

8. Seja eficiente no WhatsApp

Esteja sempre disponível para responder às mensagens dos clientes de forma rápida e eficiente. Isso demonstra comprometimento e ajuda a fechar vendas mais rapidamente.

Portal EdiCase
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