PUBLICIDADE

Mapa vai adotar novas estratégias antiaquecimento

13 mar 2009 - 13h59
Compartilhar

O desenvolvimento de estratégias em mudanças climáticas foi o tema do curso que o diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministerio da Agricultura, Alexandre Strapasson, participou durante dois meses nas cidades de Tsukuba e Tóquio, no Japão. "A agricultura tem papel importante para minimizar os efeitos das mudanças climáticas", afirma Strapasson, segundo Inez De Podestà, da assessoria do ministério.

Dentre as medidas de combate ao aquecimento global, o diretor informa que a agroenergia, em especial o etanol brasileiro, e a cogeração com bagaço da cana-de-açúcar têm papel estratégico, na medida em que reduzem diretamente a demanda por combustíveis fósseis.

A ideia é trabalhar de forma mais integrada em estratégias e em ações relacionadas à mitigação, vulnerabilidade e adaptação às mudanças do clima. Segundo o diretor, pode haver avanços e inovações nas políticas públicas, respeitando as diretrizes do Plano Nacional de Mudança do Clima, lançado no final do ano passado pelo presidente da República.

O curso, patrocinado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão, foi promovido pelo governo japonês para representantes governamentais de 14 países e professores de renome internacional.

Fonte: Divulgação
Compartilhar
TAGS
Publicidade