PUBLICIDADE

Lucro das indústrias da China volta a crescer em abril com apoio de política estatal

27 mai 2024 - 11h36
Compartilhar
Exibir comentários

Os lucros das indústrias da China voltaram a subir em abril, enquanto o crescimento nos primeiros quatro meses se manteve estável, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, sugerindo que as políticas estatais para impulsionar a economia estavam começando a surtir efeito.

Os lucros aumentaram 4,3% de janeiro a abril em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Escritório Nacional de Estatísticas, sem alteração em relação à alta de 4,3% registrado no primeiro trimestre.

Em abril, os lucros subiram 4,0%, após uma queda de 3,5% em março.

A melhoria indica "uma recuperação na demanda do mercado, apoio da política macroeconômica e a base baixa do ano passado", disse Zhou Maohua, pesquisador macroeconômico do China Everbright Bank.

O aumento nos lucros se seguiu ao crescimento da produção industrial liderado pelas exportações no mês passado, embora as vendas no varejo tenham desacelerado de forma inesperada, sugerindo uma recuperação ainda desigual.

"A demanda interna efetiva continua insuficiente, enquanto o ambiente externo ainda é complicado e severo", disse o estatístico do escritório, Wei Ning, em um comunicado separado.

Os problemas nos lucros são grandes até mesmo para o setor de veículos elétricos da China, uma vez que a desaceleração da demanda e uma brutal guerra de preços no maior mercado automotivo do mundo pesam sobre as montadoras nacionais.

A erosão dos lucros contra os sinais de aceleração da produção industrial e uma recuperação das exportações expõem a fragilidade da demanda doméstica, deixando a porta aberta para mais apoio estatal ao setor privado que emprega dezenas de milhões de pessoas na China.

Neste mês, a China revelou medidas "históricas" para estabilizar seu setor imobiliário em dificuldades, e o Ministério das Finanças iniciou a emissão de 1 trilhão de iuanes em títulos especiais de longo prazo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade