PUBLICIDADE

Último dia para declarar Imposto de Renda cai no feriado; como isso impacta a declaração?

O prazo para entrega do IR 2024 é 31 de maio, dia de Corpus Christi

15 mai 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O prazo para que cerca de 43 milhões de brasileiros enviem suas declarações de Imposto de Renda termina no dia 31 deste mês, data do feriado de Corpus Christi. Por isso, as unidades da Receita Federal não estarão abertas, mas as entregas das declarações funcionarão normalmente pela internet.

Assim, o feriado não deve impactar as entregas das primeiras versões da declaração. Presencialmente, a Receita costuma receber declarações retificadoras e documentos solicitados quando o contribuinte cai na malha fina. Ainda assim, na maioria das vezes também é possível realizar tais entregas de maneira virtual.

Caso haja necessidade excepcional de comparecer à Receita presencialmente, o órgão recomenda que a ida aconteça antes do feriado. As agências estarão fechadas nos dias 30 e 31 de maio, e reabrirão apenas na segunda-feira, 3 de junho.

Balanço da Receita

Até a última semana, no dia 2 de maio, a Receita Federal divulgou que 20.322.972 declarações já haviam sido preenchidas. A entrega antecipada serve como critério de desempate para o envio de restituição àqueles que têm direito.

Mensalmente a Receita Federal recebe da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários. São incluídas de forma prioritária nesses lotes as pessoas:

  • acima de 80 anos;
  • acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
  • cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
  • demais.

Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade, informa a Receita.

Como declarar o Imposto de Renda 2024?

A declaração do Imposto de Renda 2024 pode ser enviada de três formas diferentes:

  1. Site da Receita Federal por meio do serviço Meu Imposto de Renda;
  2. Programa IRPF 2024: o download do programa é feito no site da Receita Federal;
  3. Aplicativo Meu Imposto de Renda: disponível para os sistemas iOS e Android em suas respectivas lojas de aplicativos. Dessa forma é possível enviar a declaração diretamente do celular ou tablet.
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade