IR 2023: Programa para declarar Imposto de Renda será liberado nesta quinta; saiba como instalar
Prazo para entrega da declaração será de 15 de março a 31 de maio; veja quem é obrigado a prestar contas ao Fisco
A Receita Federal anunciou que o programa do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 vai ser disponibilizado nesta quinta-feira, 9. A divulgação estava prevista para semana que vem e foi antecipada. O prazo para transmissão dos dados para a prestação de contas ao Fisco, porém, se mantém: de 15 de março a 31 de maio.
"A antecipação do PGD ajuda o contribuinte que, ao ter acesso às informações necessárias para a entrega da declaração, pode se organizar e juntar a documentação que for necessária. Além disso, deve evitar possíveis congestionamentos", informou a Receita, por meio de nota à imprensa.
O que são informes de rendimentos, para que servem e como solicitar?
E é sempre importante lembrar dois pontos: os rendimentos tributáveis fazem parte apenas de um dos itens que obrigam à entrega de IR, o que significa que é importante olhar todos, para que não haja risco de erro; e os dados a serem preenchidos neste ano são referentes ao ano-calendário - ou ano-base - 2022. Para conferir os outros sete itens que obrigam a prestação de contas ao Fisco .
Confira o calendário de restituição do IR de 2023
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
1° lote: 31 de maio
2° lote: 30 de junho
3° lote: 31 de julho
4° lote: 31 de agosto
5° lote: 29 de setembro
A Receita Federal espera receber até 39,5 milhões de declarações neste ano. O Estadão irá trazer uma cobertura completa do Imposto de Renda de 2023 no Portal de Economia, além do podcast Entenda Seu IR, em parceria com a Rádio Eldorado.