PUBLICIDADE

Imposto de Renda 2024: 2º lote de restituição terá correção de 1%

A Receita Federal explica que o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic

13 mai 2024 - 12h37
(atualizado às 13h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Receita Federal divulgou o cronograma de pagamento das restituições do Imposto de Renda 2024. Os 336 municípios do Rio Grande do Sul afetados por enchentes terão prioridade e prazo de entrega estendido para agosto.
Foto: Rmcarvalho/iStock

A Receita Federal divulgou o cronograma de pagamento das restituições do Imposto de Renda 2024. O segundo lote receberá uma correção de 1% sobre a Selic, taxa básica de juros. A previsão é de que o segundo lote seja pago em 28 de junho.

A pasta explica que o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em que for recebida a restituição.

Aqueles que receberão a restituição no primeiro lote não terão direito à correção, porque o pagamento será feito ainda no dia 31 de maio, último dia para envio da declaração. O pagamento de restituição segue a ordem de prioridades definida previamente pela Receita, sendo enviada primeiro para pessoas:

  • Acima de 80 anos;
  • Acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
  • Cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
  • Demais grupos.

Este ano, a Receita anunciou a prioridade também para moradores de 336 municípios do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas enchentes. O pagamento que seria realizado durante o ano será feito em junho.

Além disso, nessas localidades o prazo de envio do Imposto de Renda foi prorrogado para 31 de agosto.

A tabela com as datas da restituição de cada lote do Imposto de Renda 2024
A tabela com as datas da restituição de cada lote do Imposto de Renda 2024
Foto: Reprodução/Receita Federal
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade