PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

IA Generativa: Afinal, qual a utilidade real na sua empresa?

A tecnologia pode economizar tempo e dinheiro em tarefas que antes exigiam muita mão de obra

9 set 2023 - 06h10
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Você já deve ter presenciado algum exemplo de Inteligência Artificial (IA) Generativa. Talvez não esteja ligando o nome ao que viu , porém ela está mais presente do que imagina. Esse novo conceito vem ganhando espaço e otimizando tarefas no campo empresarial, além das atividades do dia a dia. 

ChatGPT e Midjouney são algumas opções dessa tecnologia  na vida cotidiana. Trata-se de formas que a IA tem de criar conteúdo, dados e até imagens originais. Ferramentas que utilizam esse tipo de sistema tecnológico viraram febre e forma de diversão para muitos, no entanto, sabemos como funciona? 

O que é IA Generativa e como funciona? 

A IA generativa é composta por duas redes neurais que atuam em conjunto. A primeira,  é chamada de geradora e fica responsável pela criação dos dados. Já a segunda, consiste na rede que avalia essas referências criadas. Esse processo é repetido até chegar a um resultado considerado adequado. 

O inovador, diante dessa sistemática, é que a IA mantém uma curva de aprendizado e melhoria, sem a necessidade de interferência humana. 

Como  a IA Generativa pode ser utilizada no ambiente corporativo? 

Toda essa tecnologia pode economizar tempo e dinheiro em tarefas que antes exigiam muita mão de obra. Isso porque o gestor pode criar conteúdo personalizado e exclusivo para seus clientes e, com isso,  aumentar o engajamento e as vendas, respectivamente. 

No entanto, é importante observar que a IA ainda está em sua infância e há possíveis implicações éticas a serem consideradas. Por esse motivo, é importante usar essa sistemática de forma responsável e com transparência. 

De modo geral, a IA Generativa é um desenvolvimento empolgante no mundo da tecnologia e que as empresas devem ficar de olho.

(*) Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções atender aos requisitos de segurança e da LGPD.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade