PUBLICIDADE

Gato é o melhor companheiro para seu home office

Não existe companheiro de trabalho melhor para seu home office: um gato. E existe explicação científica para isso.

25 set 2021 07h00
ver comentários
Publicidade
Não existe companheiro de trabalho como esse para seu home office
Não existe companheiro de trabalho como esse para seu home office
Foto: A. Davey / Visualhunt

Quer se sentir melhor? Tenha um gato! Na verdade, o estudo científico fala em animal de estimação (pets), mas gatos fazem mais sucesso.

Se você nunca ouviu falar no Dr. Paul Zak, procure pelo TED Talks com ele. Isso pode te apresentar uma pessoa muito interessante, que fez uma descoberta ainda mais interessante: ele descobriu que existe uma molécula da moralidade.

A Ocitocina, que muita gente conhece por ser útil nas mulheres no momento do parto e mais ainda na amamentação. Nem todo mundo sabe que, em ambos os gêneros, ela é liberada durante o sexo (oba!) e que, de forma simplificada, nos torna "boas pessoas".

O chamado círculo virtuoso da Ocitocina mostra que ela nos torna mais empáticos, o que nos leva a ter comportamentos morais mais aceitáveis, nos trazendo relações baseadas em confiança e... a confiança ajuda a produzir Ocitocina.

Mas o que os gatos têm a ver com isso?

Bom, em um dos seus estudos, o Dr. Paul Zak mostra que ter animais de estimação nos faz exercitar algo que também é fundamental para produzir Ocitocina: o ato de fazer carinho.

O abraço, algo praticamente proibido nesses dias de pandemia, não pode ocorrer com a frequência que gostaríamos. E por alguma razão, nos sentimos mais à vontade para fazer carinho nos nossos bichos do que... em outros seres humanos.

De qualquer forma, algum carinho é melhor do que carinho nenhum, então: tenham gatos.

Ah, existe um estudo do próprio Dr. Paul Zak dizendo que cachorros gostam mais dos seus donos e por isso, nos estimulam mais a fazer carinho e liberar Ocitocina, mas acho que todos já sabíamos disso, né?

Nós gostamos de gatos e agora sabemos que eles faz com que a gente se sinta melhor, tenha atitudes melhores e construímos relacionamentos de confiança.

Homework Homework
Publicidade
Publicidade