Gastos com construção nos EUA se recuperam em março
Os gastos com construção nos Estados Unidos se recuperaram em março, impulsionados por um aumento na construção de residências unifamiliares, mas as taxas hipotecárias mais altas podem limitar ganhos adicionais.
O Census Bureau do Departamento de Comércio informou nesta quinta-feira que os gastos com construção aumentaram 0,6% em março, depois de terem caído 0,2% em fevereiro. Economistas consultados pela Reuters previam alta e 0,2% em março.
Em março, os gastos com construção avançaram 1,6% em uma base anual. O Census Bureau está em dia com a divulgação dos dados de gastos com construção após os atrasos causados pela paralisação do governo federal no ano passado.
Os gastos com projetos de construção privada aumentaram 0,8% em março, depois de terem caído 0,2% em fevereiro. O investimento em construção residencial subiu 1,7%, após recuo de 0,1% em fevereiro. Os gastos com novos projetos de moradias unifamiliares cresceram 2,7%.
A guerra entre os EUA e Israel com o Irã está alimentando a inflação, mantendo as taxas de hipoteca elevadas. As construtoras também enfrentam preços mais altos devido às tarifas. O investimento residencial recua há cinco trimestres consecutivos. Os gastos com unidades habitacionais multifamiliares, que representam uma pequena parcela do mercado imobiliário, aumentaram 0,3% em março.
Os gastos com estruturas privadas não residenciais, como escritórios e fábricas, caíram 0,2% em março, chegando a nove trimestres consecutivos de contração, período mais longo já registrado, apesar de um aumento na construção de centros de dados para dar suporte à inteligência artificial.