PUBLICIDADE

Fintechs e bancos digitais abrem caminhos para PMEs

A chegada dos bancos digitais e fintechs mudou o cenário para as PMEs

17 ago 2022 - 03h00
(atualizado às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Maria Cristina Kopacek
Maria Cristina Kopacek
Foto: Vinidallarosa / Divulgação

Até há algum tempo, havia uma série de regras e altas taxas por parte dos bancos convencionais. Esses entraves geravam o afastamento de muitos empreendedores, que acabavam não gerenciando suas finanças da forma correta e, em alguns casos, limitando sua geração de renda.

Com a chegada dos bancos digitais e fintechs, esse cenário mudou positivamente para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas). Com a consolidação da tendência de Bank As A Service, os pequenos e médios empreendedores puderam expandir serviços e entregar soluções financeiras cada vez mais customizadas para seus clientes. 

Para entender melhor a capilarização desse modelo de negócios, Maria Cristina Kopacek, co-fundadora da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs que atua sob o modelo Bank as a Service, listou cinco segmentos que mais procuram por soluções financeiras.

1. Franqueadoras

A oportunidade de melhoria nesse caso está na redução de inadimplência, crédito para auxiliar a expansão das franquias e ecossistema com diversos stakeholders (funcionários, parceiros e clientes). Para esse tipo de negócio, é indicado crédito capital de giro, folha de pagamentos e consignado privado. 

2. Healthtechs

Quando falamos de healthtechs, a ideia é apostar em uma conta para clínicas e usuário final, nesse caso, é indicado o modelo de cashback. 

3. Contabilidade

Podemos citar como aplicações específicas para o setor de contabilidade o aumento de portfólio de soluções, ou seja, além de oferecer todos os serviços contábeis também oferecer a opção de ter uma empresa aberta e consequentemente com tudo pronto para operar. Além disso, uma vez que você tem a conta online do seu cliente, é possível ter visibilidade sobre as transações financeiras, podendo oferecer um serviço com mais comodidade e valor dentro dos serviços. 

4. Benefício Corporativo

É possível credenciar redes de estabelecimentos locais e oferecer uma forma de fidelizar e processar pagamentos, como redes de farmácia, supermercados, entre outros. O usuário pode efetuar uma compra com o aplicativo na opção cashback ou por QRCode e escanear, identificando o estabelecimento e valor que está atrelado àquela compra.

5. Grandes corporações

Para grandes empresas, é importante desenvolver um banco digital interno, automatizar a folha de pagamento, disponibilizar crédito consignado ou privado e fornecer uma experiência única para os seus colaboradores.

Fintechs e bancos digitais abrem caminhos para PMEs:

(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade