Estoques empresariais nos EUA aumentam como esperado em junho
Os estoques das empresas dos Estados Unidos subiram como esperado em junho, impulsionados pelo aumento dos estoques de veículos automotores.
Os estoques aumentaram 0,2% após permanecerem inalterados em maio, informou o Census Bureau do Departamento de Comércio nesta sexta-feira. Os estoques são um componente-chave do Produto Interno Bruto e um dos mais voláteis. Eles aumentaram 1,6% em relação ao ano anterior.
Os estoques diminuíram a uma taxa anualizada de US$26,0 bilhões no segundo trimestre, subtraindo 3,17 pontos percentuais do crescimento do PIB. Essa redução foi mais do que compensada por um déficit comercial menor, uma vez que o fluxo de importações relacionado às tarifas diminuiu.
A economia cresceu a uma taxa de 3,0% no último trimestre, após contrair de 0,5% no trimestre de janeiro a março.
Os estoques no varejo aumentaram 0,2% em junho, em vez de 0,3% conforme estimado em um relatório antecipado publicado no mês passado. Eles tiveram alta de 0,2% em maio.
Os estoques de veículos automotores avançaram 1,0%, em vez de 0,9%, conforme informado anteriormente, e após alta de 0,6% em maio. Os estoques do varejo excluindo veículos automotores, que entram no cálculo do PIB, caíram 0,1% em vez de ficarem inalterados conforme informado inicialmente.