PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Empresas exigem retorno de funcionários: é o fim do home office?

Se as empresas estão chamando os funcionários de volta, qual o futuro do home office?

14 fev 2024 - 06h40
(atualizado em 15/2/2024 às 18h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Empresas exigem retorno de funcionários: é o fim do home office?:

A IBM, nos EUA, exigiu recentemente que os funcionários que trabalham remotamente e não moram perto de um escritório se mudem e cumpram o regime de trabalho híbrido acordado, indo a um escritório próprio ou de cliente da companhia pelo menos três vezes por semana. Assim como a IBM, outras grandes empresas decidiram adotar políticas de retorno ao modelo presencial em 2024, além de implementarem sistemas de monitoramento dos profissionais nos escritórios.

Para Daniela Klaiman, CEO da FutureFuture e um dos principais nomes do futurismo do Brasil e da América Latina, a decisão da retomada para o formato presencial, justificada pelas empresas principalmente por uma queda de produtividade, pode ser motivada por outros fatores.

“Essa decisão está sendo motivada muito mais por um conflito de gerações. Líderes acostumados a trabalhar no escritório, herança do modelo industrial, e homens que não conseguiram conciliar o dia a dia do lar com a rotina profissional. A verdade é que nunca medimos a produtividade dos funcionários e sim as horas trabalhadas", diz ela. 

"Se um funcionário terminasse todas as suas tarefas em 4 horas, ele não era liberado para voltar para casa. A medida deveria ser por ‘entregas’, mas os gestores de hoje não sabem liderar dessa forma. Para que isso aconteça, é necessário redesenhar toda uma cultura organizacional para medir efetivamente a produtividade dos funcionários, em todos os seus níveis, além de novas tecnologias que permitam uma conexão melhor e mais próxima”, completa Daniela.

Foto: Freepik / Montagem Homework

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade