PUBLICIDADE

Empreendedoras negras 40+ mudaram o perfil do mercado

Eles enfrentaram preconceito em três frentes e hoje são um enorme sucesso

19 nov 2022 - 06h20
(atualizado às 10h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Montagem Homework

Em 19 de novembro se comemora o Dia do Empreendedorismo Feminino. E no dia seguinte é o Dia da Consciência Negra. Pois tem um grupo de mulheres que têm motivo duplo para comemorar: são as empreendedoras negras com mais de 40 anos que lutam triplamente ― contra preconceito de raça, gênero e de idade.

Vamos conhecer algumas delas.

Rachel Maia

Ela é conhecida por ser a primeira mulher negra a ocupar o cargo de CEO em uma grande empresa no Brasil. Ela já comandou a Tiffany & Co. Joalheria, Pandora e Lacoste Brasil. Em seu novo momento de carreira, Rachel presta consultorias em Diversidade e Inclusão, Varejo e Liderança e, entre as empresas que já firmaram contrato estão a XP Investimentos, Carrefour e a gigante JBS. 

Rachel Maia
Rachel Maia
Foto: Cláudio Gati

Ela continua atuando na área, mas agora prestando consultoria por meio da RM Consulting. A executiva atua também como conselheira do Grupo Soma e é fundadora do projeto social Capacita-me, com o viés na educação e empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Recentemente foi indicada como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, pela Bloomberg Línea, na 2ª edição anual.

Viviane Elias Moreira 

Ela tem mais de 10 anos de experiência em resiliência corporativa, gerenciamento de riscos & crises, com MBA em Business Information Security e Cyber Security, Processos Gerenciais e Administração de Empresas, com atuação em empresas nacionais e multinacionais nos segmento varejistas, financeiros, tecnologia, seguros e saúde. 

Viviane Elias Moreira
Viviane Elias Moreira
Foto: Divulgação

Viviane é professora de Novos Negócios com Propósitos na FIAP, integrante da 6º turma do Programa de Diversidade em Conselho do IBGC, associada WCD (Women Corporate Directors), Alumni do Grupo Conselheiras 101, 1º grupo de formação de executivas negras para posições de conselho, integrante do Comitê de Integridade e Ética da Secretaria de transporte de MG, além de atuação em grupos de trabalho com foco em diversidade de gênero e racial.

Egnalda Côrtes

Considerada uma das pessoas mais influentes do mercado digital pelo Youpix e uma das mulheres mais inspiradoras de 2017 pelo Think Olga, Eganlda Côrtes é a fundadora e CEO da Côrtes Assessoria, a primeira agência de influenciadores negros da América Latina. 

Com a Côrtes, tem como missão potencializar profissionais que por séculos foram invisibilizados, a fim de promover seu protagonismo no mercado e criar mais diálogos, reflexões e ações efetivas na sociedade através da comunicação. 

Egnalda Côrtes
Egnalda Côrtes
Foto: Divulgação

Sua criação em 2016 se deu quase que de forma involuntária quando seu filho entrou no universo dos creators. Foi a partir do agenciamento do seu canal, construção da estratégia comercial e capitalização que enxergou uma oportunidade de negócio e passou a potencializar outros criadores de conteúdo e promover parcerias entre marcas ― o que a levou a ser uma das 15 mentoras de aceleração de negócios de canais da Google no Brasil no mesmo ano.

Marta Celestino

Com mais de 25 anos de experiência em multinacionais nas áreas financeira e marketing, Marta trouxe seus talentos para a Ebony English em 2014. O objetivo era reestruturar a escola, pioneira no ensino de inglês com cultura negra. 

Ela trabalhou para tornar a escola referência por sua qualidade, metodologia e uma das únicas instituições deste padrão liderada por afro descendentes nas Américas. 

Marta Celestino
Marta Celestino
Foto: Divulgação

Marta é pesquisadora, consultora em inovação e diversidade, palestrou no TEDx São Paulo e é apaixonada por construir pontes com a diáspora africana. Sua missão é dar suporte necessário para atingirem seus objetivos e experienciar novos lugares e culturas. Sua inspiração vem de liberdade, mobilidade, espiritualidade e do continente africano, o berço da humanidade.

Maria Gal

Atriz, Apresentadora, Criadora de Conteúdo e CEO na Maria Produtora. Nas redes sociais soma mais de 800 mil seguidores. É atriz há mais de 20 anos e já se apresentou no Brasil e no exterior, sendo reconhecida internacionalmente com o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Madrid. 

Maria Gal
Maria Gal
Foto: Thiago Bruno

Tem trabalhos realizados junto à Rede Globo, Netflix, Paramount e Rede Record. Hoje ela pode ser vista em diversos trabalhos no SBT, Paramount, Netflix, Band News TV e Arte 1 . Atua na produção para cinema, TV e mídias digitais, com conteúdos voltados às temáticas raciais e femininas, por meio de sua produtora Maria Produtora.

Adriana Barbosa

CEO da Plataforma PretaHub e Presidente do Instituto Feira Preta, formada em gestão de eventos com especialização em gestão cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da ECA-USP.

“Em 2020 fui reconhecida como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo no Ano, pelo Fórum Econômico Mundial e passei a integrar o time de empreendedores sociais da Rede Schwab”, lembra ela. 

Adriana Barbosa
Adriana Barbosa
Foto: Instagram / Reprodução

Através do programa Conversando a Gente se Aprende, realiza junto a Mandacaru, consultoria em diversidade e inclusão racial em empresas como Netflix, Facebook, Google, Pão de Açúcar, Natura, MAC e Avon. Atualmente, compõe também os conselhos do Sistema B, Instituto Ethos, GIFE, e faz parte dos comitês de igualdade racial das empresas AMBEV e Carrefour.

Marinildes Queiroz

Nascida em Uruçuca, na Bahia, Marinildes é especialista em diversos subtemas de Recursos Humanos, nos quais trabalhou na maior parte da carreira. Formada em Administração com Master em gestão de recursos humanos pela Universidade de Valência na Espanha, atualmente é Gerente de Cultura e Desenvolvimento Organizacional do Grupo Carrefour. 

Marinildes Queiroz
Marinildes Queiroz
Foto: Divulgação

Além disso, possui certificado nas ferramentas de análise de perfil comportamental como PI e certificação profissional em Coaching pela Marcondes Consultoria, onde atua como mentora voluntária no Programa de Mentoria do IVG - Nós por Elas.

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade