Economia da Alemanha interrompe dois anos de retração com crescimento modesto em 2025
A economia a Alemanha expandiu em 2025 pela primeira vez em três anos uma vez que o aumento nos gastos dos consumidores e do governo começou a alimentar a recuperação.
A maior economia da Europa ficou presa na estagnação quando seu vasto setor industrial foi excluído dos principais mercados de exportação e os consumidores preferiram economizar em vez de gastar.
O chanceler Friedrich Merz lançou um enorme plano de gastos para impulsionar as perspectivas econômicas, mas isso está demorando para surtir efeito na economia.
"Após dois anos de recessão, a economia alemã voltou a crescer. O crescimento é atribuído principalmente ao aumento do consumo das famílias e dos gastos do governo", disse Ruth Brand, presidente do Departamento Federal de Estatística.
A economia cresceu 0,2% tanto no último trimestre de 2025 quanto no ano como um todo. A expansão do ano inteiro ficou em linha com a previsão dos analistas consultados pela Reuters.
A economia alemã ficou amplamente estagnada no ano passado, mas melhorou em relação a 2024, disse Claus Vistesen, economista-chefe da zona do euro na Pantheon Macroeconomics.
"Olhando para o futuro, nossas previsões pressupõem que a economia alemã agora ganhará impulso, principalmente com a virada do ciclo de investimentos, apoiada por um estímulo fiscal sustentado focado em gastos com infraestrutura e defesa", disse Vistesen.
O Produto Interno Bruto está 0,2% acima de seu nível em 2019, antes da pandemia do coronavírus, finalmente recuperando o terreno perdido, embora com um atraso em comparação com seus pares europeus.
O consumo das famílias alemãs aumentou 1,4% em 2025, em dado ajustado pelo preço, enquanto os gastos do governo cresceram 1,5%.
Entretanto, o investimento caiu 0,5% em comparação com o ano anterior.
"O crescimento substancial nos gastos com investimentos do governo geral, especialmente em defesa, não compensou o declínio no investimento em máquinas e equipamentos", disse o escritório de estatísticas. Esse segmento caiu 2,3%.
De acordo com um relatório mensal do ministério da Economia divulgado nesta quinta-feira, a Alemanha provavelmente se estabilizará ainda mais no início de 2026 antes de ganhar impulso ao longo do ano.
"No entanto, a tendência de queda nos indicadores de confiança da economia e das famílias no final ainda não sugere uma recuperação econômica ampla', afirmou o ministério."