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Veja dicas para não entrar numa fria nas compras on-line

Cuidados prévios podem garantir sossego na hora de adquirir um produto por sites

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Comprar pela internet é prático e muitas vezes mais barato do que em lojas físicas. Mas mesmo que seja cada vez mais seguro comprar na web, ainda ocorrem casos de entregas demoradas, erros nos produtos e até fraudes. Para se proteger e garantir que terá o que pediu, ou que poderá reclamar a devolução do dinheiro gasto, fique ligado nas dicas que preparamos para você.

Informações sobre a empresa podem ajudar na compra on-line
Informações sobre a empresa podem ajudar na compra on-line
Foto: Alexander Redmon/Freeimages

- Informação é tudo – Essa é uma das principais armas do consumidor antes de efetuar uma compra on-line. Busque informações sobre o site, pergunte para amigos e familiares se já fizeram compras nele e como foi a experiência. Também dá para verificar no Procon se há reclamações, assim como em sites voltados para avaliação de empresas e redes sociais.

- Fale com a empresa – Você pode também entrar em contato com a loja previamente, para tirar dúvidas antes da compra. Geralmente os sites possuem informações, mas caso fique alguma dúvida, verifique se a empresa tem um canal de comunicação, seja por e-mail ou formulários.

- Leia o site – Muitas dúvidas podem ser esclarecidas com uma leitura atenta do site da empresa. Nele podem estar listadas informações como a política de troca e devolução de produtos, prazos de entrega, formas de pagamento, entre outras.

- Guarde os contatos – Mesmo que a compra seja via web, as empresas possuem um endereço físico. Verifique qual é e procure por telefone de contato ou e-mail para esclarecimentos, e busque também informações como o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do comerciante.

- Preze por seus dados – Veja como o site garante a segurança dos dados dos usuários necessários para fazer a compra, como números de cartões de crédito e documentos. Essas informações geralmente podem ser encontradas na Política de Privacidade da loja virtual. E só forneça as informações pessoais que sejam relevantes.

- Arquive tudo – Guarde todos os dados da compra. Nome do site, o que adquiriu, valor, forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido, confirmação do pedido, e-mails que comprovem a compra, tudo pode e deve ser guardado, seja em meio eletrônico ou impresso. E exija nota fiscal.

- Quanto custa – Conheça as taxas cobradas pelo site e verifique o prazo de entrega do produto. Alguns lojistas virtuais oferecem entrega sem taxas adicionais, mas o normal é que isso seja cobrado, então vale a pena ver quanto isso custa e se não deixará o preço muito mais alto do que o esperado.

 

Fonte: Canarinho Press
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