1 evento ao vivo

Três dicas para quem vai fazer compras coletivas online

Verifique o prazo de validade da oferta e a porcentagem de desconto antes de confirmar a compra

16 nov 2015
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Uma das modalidades de e-commerce mais atraentes para os consumidores, as compras coletivas seguem em expansão no varejo eletrônico. Os preços de produtos e serviços oferecidos, em geral, são bastante inferiores aos praticados no mercado. Lojistas utilizam essa prática como uma estratégia de marketing para ganhar cada vez mais clientes e, da mesma forma, os usuários podem se beneficiar do poder de compra coletiva para adquirir mercadorias a preços mais baixos.

Antes de confirmar a compra, verifique a data de validade dos cupons
Antes de confirmar a compra, verifique a data de validade dos cupons
Foto: Rocketclips, Inc./Shutterstock

Como funciona
A compra coletiva (diferente do clube de compras) é uma modalidade de e-commerce em que são vendidos produtos e serviços para um número mínimo pré-estabelecido de consumidores por oferta. Somente após atingir essa quantidade de interessados os compradores poderão, de fato, usufruir do produto ou serviço oferecido pelo fornecedor.
 
Nas compras coletivas, os compradores costumam ter um prazo de 24 horas e 48 horas para manifestar seu interesse. A oferta será cancelada caso não se atinja o número mínimo de pedidos nesse intervalo de tempo. Se o número de interessados for atingido no prazo, os interessados receberão um cupom virtual para utilizar na loja, concedendo o respectivo desconto sobre o valor do produto ou serviço.
 
Fique ligado em que você deve observar:
 
1) Preste atenção nos prazos
Antes de confirmar a compra das ofertas coletivas, verifique a data de validade do cupom e se você terá condições de usufruir dele antes do vencimento. Além disso, pelo fato da compra ser coletiva, provavelmente um número grande de pessoas também se interessou pela promoção. No caso de um serviço, como restaurantes, por exemplo, pode ser que você acabe utilizando o cupom dali a alguns meses, já que depende também da disponibilidade do estabelecimento.
 
2) Verifique os descontos
O objetivo dos sites de compras coletivas é justamente oferecer grandes descontos, mas é preciso ficar de olho no valor real dos produtos para evitar cair na “maquiagem de preços”, isto é, quando o site anuncia como uma promoção, mas na verdade o preço é o integral. Outra prática ilegal é utilizar preços falsos para simular um desconto. Verifique os valores do produto ou serviço em outros sites, entre em contato com a empresa e pesquise até se sentir seguro para finalizar a compra.
 
3) Leia os termos de uso
Os termos de uso dos sites funcionam como um contrato, onde ficam estabelecidos os direitos e deveres das pessoas que fornecem e utilizam o serviço ou produto. Mesmo se você não tiver paciência, tente separar algum tempo para ler este documento. É uma maneira segura de entender como o site funciona, quais são as responsabilidades do fornecedor e também quais são os seus direitos caso aconteça algum imprevisto.

Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade