PUBLICIDADE

Arquivei compra rival ConexãoNF-e e mira automação de rotinas fiscais

Com a compra, startup quer reforçar posicionamento no ecossistema fiscal e financeiro de grandes empresas do país

7 mar 2023 - 12h37
Compartilhar
Exibir comentários

A Arquivei, startup focada em soluções de gestão de documentos fiscais das empresas, anunciou a aquisição da ConexãoNF-e, companhia catarinense que oferece soluções automatizadas para a importação de notas eletrônicas. O negócio, que envolveu a compra de 100% da ConexãoNF-e, não teve o valor divulgado.

Arquivei
Arquivei
Foto: Arquivei. divulgação / Startups

Entretanto, o que se sabe é que, para a Arquivei, a compra reforça o posicionamento da marca no ecossistema fiscal e financeiro das grandes companhias do país. Segundo destacou a companhia em nota, a novidade chega para acelerar a jornada da startup em sua missão de cobrir toda a cadeia fiscal e financeira nos processos de compra e vendas das empresas.

No caso, comprar a ConexãoNF-e também significa diminuir a concorrência, já que a companhia era uma das principais rivais da Arquivei quando o assunto é automação de rotinas fiscais e digitalização de documentos, especialmente em módulos integrados a outros sistemas de gestão como o TOTVS e SAP.

Sediada em Joinville, atualmente a ConexãoNF-e atende cerca de 9 mil clientes, incluindo também players menores que utilizam soluções da TOTVS, uma fatia menos presente na carteira da Arquivei.

Por sua vez, a Arquivei tem nomes como Habib's, McDonald's, Riachuelo, iFood, Kraft Heinz, Dasa, Nubank, Avon e outras, sendo responsável por tramitar aproximadamente 15% de todas as NFes e CTes emitidas no Brasil.

"Ao longo da nossa trajetória, sempre admiramos a ConexãoNF-e e vice-versa. Nossos objetivos seguem na mesma direção e compartilhamos de uma visão de negócio muito similar. Os clientes das duas empresas saem ganhando, pois nossas soluções em tecnologia são complementares. Queremos explorar todo o nosso potencial para desenvolver ações de cross selling", afirma Christian de Cico, co-CEO e founder da Arquivei.

Potencial fusão

Mesmo com o negócio fechado, o plano é que as empresas sigam com suas operações de forma independente, mas há a possibilidade para uma fusão a partir de 2024. Segundo o CEO da ConexãoNF-e, Tercílio Stedile Jr., a união de forças com a Arquivei segue uma tendência no mercado de soluções fiscais, cujo foco em automatização de processos se tornou uma prioridade para os clientes.

"Os nossos valores e visão são convergentes, assim como as plataformas tecnológicas, que se complementam de diversas formas. Juntas, elas formam uma solução ainda mais avançada para ampliar a produtividade nas áreas fiscal e contábil das empresas", pontua o executivo.

Hoje, mais de 2,5 bilhões de documentos fiscais passam pela plataforma da Arquivei, que tem o objetivo de se tornar uma referência global em gestão e análise de dados de documentos fiscais. Para isso, novos M&As fazem parte do seu plano de crescimento nos próximos anos. Em 2021, a startup recebeu um aporte de R$ 260 milhões liderado pela Riverwood Capital e, anteriormente, já havia recebido outros investimentos que totalizam R$ 51 milhões.

Startups
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade