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67% das empresas priorizam experiência do funcionário, diz estudo

Levantamento mostrou ainda que um dos principais desafios é a falta de alcance da comunicação, citado por 45% dos participantes

19 mar 2023 - 06h00
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Foto: Adobe Stock

A Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma de TV corporativa, realizou a análise “Comunicação Interna Trends 2023”, que revela que a principal prioridade das companhias é melhorar a experiência do colaborador, apontada por pouco mais de 67% dos gestores do setor. 

Outra informação relevante que os números coletados trouxeram foi sobre o desafio primordial da área, que segundo os entrevistados, é a falta de efetividade no alcance das mensagens institucionais por meio comunicação interna, citado como um problema para 45% das companhias.

Quanto aos demais desafios para o setor, os dados do estudo apontam que o desengajamento dos colaboradores é destacado por 41% dos respondentes, seguido pela liderança desengajada como comunicadores, com 39% das respostas. 

“Engajar os colaboradores e gestores é um dos papéis de uma comunicação clara e assertiva. Por isso, repetimos a necessidade de investir em ferramentas para garantir que as missões, visão e valores da empresa estão chegando de forma clara para o funcionário da ponta, seja em uma pequena, média ou instituição de grande porte”, afirma Cleide Cavalcante, gerente de comunicação e serviços da Progic.

Tendências da comunicação interna das empresas

Para a pesquisa, foram ouvidos profissionais de instituições de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil, entre outubro e dezembro de 2022. Entre outras tendências de comunicação interna que a CI Trends traz para este ano,  a utilização de ferramentas da área para auxiliar na forma em que a liderança se comunica com colaboradores é uma delas, pontuado por 45% dos participantes. 

Depois, aparece, a implementação da reestruturação dos canais de comunicação da empresa, com 40% das respostas. 

“Com base nesses números e no que o mercado aponta,  temos visto que as corporações estão cada vez mais empenhadas em fortalecer o employer branding, retendo e melhorando a produtividade dos seus funcionários e líderes, e isso continuará a ser tendência”, revela Cleide.

Outras informações relevantes da análise destacam o perfil do profissional de comunicação no mercado corporativo, que em 74% dos casos também é responsável por outras atividades na empresa nas áreas de marketing, comunicação externa, eventos e até recrutamento e seleção. 

Já quando o assunto é o conteúdo veiculado aos colaboradores, em 78% é sobre datas comemorativas, 61% notícias sobre a empresa, enquanto apenas 57% são informações relacionadas ao bem-estar e saúde dos funcionários. 

“Por outro lado, percebemos que o tema diversidade tem sido bem difundido em grandes organizações, como prioridade em 41%”, finaliza a especialista.  

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.

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