PUBLICIDADE

Dicas práticas para você economizar no supermercado

Comparar preços, usar cupons e fazer listas são táticas já tradicionais, mas até o social commerce pode ajudar a economizar nas compras

23 out 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock 

A visita ao supermercado é o momento em que a busca por economia está mais evidente. Entre os corredores e prateleiras, onde as despesas mensais podem rapidamente se acumular e cada centavo faz diferença na conta, economizar tornou-se uma habilidade cobiçada.

Apesar de o Índice de Preços dos Supermercados (IPS) ter registrado uma inflação acumulada de 1,84% em 2023, o que representa o menor patamar dos últimos cinco anos, algumas mercadorias ainda são impactadas pela oscilação do dólar e pela sazonalidade dos ingredientes, o que resulta em aumento de custos para esses produtos.

Mercados podem ser verdadeiros labirintos de escolhas e estimular compras por impulso. No entanto, há estratégias e práticas simples que podem fazer toda a diferença no saldo final. Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online, compartilha dicas valiosas para manter o orçamento sob controle. Confira:

Planejamento inteligente é a chave

Antes de adentrar as portas do estabelecimento, ter um planejamento sólido é essencial. Listas bem elaboradas são a arma secreta dos compradores conscientes. 

"Uma lista detalhada evita compras impulsivas e direciona o foco para itens essenciais. Além disso, verificar o estoque em casa e planejar refeições com antecedência evita desperdícios e gastos desnecessários,” aconselha a especialista.

Compare preços e aproveite ofertas

A comparação de preços é ferramenta soberana ao buscar reduzir custos no supermercado. Não hesite em verificar os valores de diferentes marcas e tamanhos de embalagens. Às vezes, produtos similares têm uma grande diferença de preço.

“Ficar atento às ofertas e promoções sazonais também pode render grandes economias. Comprar em maior quantidade durante promoções pode ser uma estratégia vantajosa para produtos não perecíveis”, sugere Thaíne.

Aproveite programas de fidelidade e cupons

Programas de fidelidade oferecidos pelos supermercados podem ser uma ótima maneira de economizar ao longo do tempo. Acumular pontos e receber descontos exclusivos pode gerar uma redução significativa nos gastos. 

Além disso, não subestime o poder dos cupons de desconto. Combiná-los com ofertas pode resultar em preços mais baixos em diversos produtos.

Explore marcas próprias

Em vez de se ater apenas às marcas tradicionais, considere experimentar marcas próprias do supermercado. Muitas vezes, esses produtos oferecem uma excelente relação custo-benefício sem comprometer a qualidade.

Aposte nas plataformas digitais

As plataformas online têm presença marcante nesse segmento e, ao se apresentarem como alternativas viáveis, baratas e cheias de benefícios, reforçam a necessidade de explorar outras opções além do supermercado físico. 

Os aplicativos de social commerce, por exemplo, constituem excelentes opções para não gastar tanto e assegurar uma experiência de compra vantajosa. Neles, usuários podem fazer compras em grupo e, devido à quantidade, garantir queda nos preços.

“Com planejamento estratégico, compras conscientes e aproveitando ao máximo as oportunidades, é possível manter o orçamento doméstico equilibrado e alcançar uma maior tranquilidade financeira. Ao adotar essas dicas e incorporá-las à rotina, os consumidores estão um passo mais perto de dominar a arte de economizar no supermercado,” comenta Thaíne.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade