Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Crefisa rebate acusações do INSS e diz ter menos de 1% de queixas

Já o INSS diz que decidiu pela suspensão dos contratos com a Crefisa após receber reclamações por diversos canais

21 ago 2025 - 12h33
(atualizado às 14h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Crefisa rebateu as acusações do INSS sobre irregularidades que levaram à suspensão de seus contratos, negando práticas como venda casada e defendendo sua baixa taxa de reclamações e investimentos em infraestrutura, enquanto o INSS destacou reclamações frequentes e problemas no atendimento.
Crefisa
Crefisa
Foto: Reprodução/Instagram

A Crefisa rebateu as acusações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre irregularidades que acarretaram na suspensão dos contratos com a instituição financeira, anunciada nesta quinta-feira, 21, por meio de despacho no Diário Oficial da União. A empresa afirmou ter recebido as informações "com surpresa", pois ainda não havia sido notificada formalmente pelo INSS sobre a suspensão, e que possui uma taxa de reclamações menor que 1%.

Sobre a denúncia de venda casada, a Crefisa nega a prática e diz que menos de 5% dos cerca de 1 milhão de beneficiários atendidos abriram conta corrente na instituição. "Nenhum contrato é celebrado sem autorização dos clientes. Há um processo claro de contratação e todos os contratos são assinados", afirma. 

A financeira diz que, desde 2020, mantém a prestação do serviço de pagamento de benefícios a 1 milhão de beneficiários e que nunca houve reclamação de qualquer beneficiário sobre o não recebimento de valores. Além disso, afirma ter investido mais de R$ 1 bilhão em tecnologia para ampliação e modernização de seus Postos de Atendimento.  

"A estrutura dos espaços físicos é adequada e há caixas eletrônicos em todos os Postos de Atendimento para realização de saques. Portanto, não há dificuldades ou impedimento para recebimento dos benefícios, assim como não há atrasos, recusas de pagamento e limitação para saque", complementa a nota. Ela também menciona uma modernização em curso no sistema de triagem e emissão de senhas já existente. 

"Por fim, é importante esclarecer que nenhuma empresa, independentemente do seu porte, segmento de atuação ou excelência nos serviços prestados está imune a receber reclamações de seus clientes. A métrica adequada para avaliar a qualidade dos serviços é a taxa proporcional de reclamações, ou seja, o número de queixas em relação ao total de clientes ou de operações realizadas, que permite uma análise justa e equilibrada", defende o banco. 

Em nota, o INSS informou que a decisão pela suspensão foi tomada após reiteradas reclamações registradas em diferentes canais, incluindo ofícios encaminhados por Procons, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e manifestações apresentadas diretamente pelos beneficiários. Não foi necessário ouvir a empresa previamente para decidir pela medida cautelar. 

Entre as principais irregularidades investigadas sobre a Crefisa estão:

  • Dificuldade ou impedimento no recebimento do benefício: registros de atrasos, recusas de pagamento e limitações para saque;
  • Coação para a abertura de conta corrente e venda casada de produtos;
  • Falta de estrutura adequada nas agências bancárias: filas extensas, ausência de caixas eletrônicos (ATMs) e inadequação do espaço físico;
  • Portabilidades indevidas e não autorizadas;
  • Falta de um sistema de triagem e emissão de senhas;
  • Falta de informações claras e atendimento inadequado.
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade